Vista Alegre Atlantis vai construir fábrica em Ílhavo para fornecer Ikea

Com o apoio da multinacional sueca, a Vista Alegre Atlantis pretende atingir uma produção de 30 milhões de peças por ano.

Foto
O investimento será feito na terra natal da Vista Alegre - Ílhavo Nelson Garrido

O grupo Vista Alegre Atlantis (VAA), pretende construir uma nova fábrica de louça de mesa em grés, em Ílhavo, para fornecer a multinacional Ikea, num investimento de 19,5 milhões de euros que poderá criar 144 novos postos de trabalho.

 

O projecto desenvolvido pela empresa Ria Stone, do grupo VAA, foi considerado de interesse estratégico para efeitos de enquadramento nas tipologias de investimento susceptíveis de apoio no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira em Diário da República (DR).

A multinacional sueca Ikea também participará financeiramente no investimento, a implementar nos próximos dois anos.

De acordo com o despacho assinado pelos secretários de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional e do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, a nova unidade irá incorporar processos e métodos pioneiros desenvolvidos pela empresa, bem como as mais recentes inovações tecnológicas ao nível de equipamento fabril para o sector.

"A opção pela monocozedura, em oposição à bicozedura actualmente utilizada, será o factor chave de inovação de todo o processo produtivo que, respeitando os padrões de qualidade definidos ao menor custo, é, em termos ambientais, o menos poluente, por ter menor emissão de gases, prevendo-se também uma redução do volume de resíduos sólidos", lê-se no DR.

A empresa prevê atingir uma produção de 30 milhões de peças por ano, num regime de laboração contínua.

O projecto está orientado para a exportação, representando as vendas no mercado externo cerca de 85% a 90% da facturação da empresa.

Sugerir correcção
Comentar