Memorial para José Afonso vai ser criado em Lisboa

A ideia foi lançada pela Associação José Afonso, no contexto do orçamento participativo da Câmara Municipal de Lisboa.

Foto
Zeca Afonso foi também homenageado esta quarta-feira em Paris DR

O cantor e compositor José Afonso, figura icónica da cultura portuguesa falecido há 25 anos, vai ter um memorial em sua honra na cidade de Lisboa.

Foi Helena Carmo, do núcleo de Lisboa da Associação José Afonso quem o confirmou ao PÚBLICO. A associação concorreu ao orçamento participativo da Câmara de Lisboa, que desafia os cidadãos a apresentar ideias, e foi no seguimento dessa acção que viu a sua ideia ser uma das escolhidas. O projecto surgiu durante uma reunião do núcleo de Lisboa da associação, que depois lançou uma petição que viria a recolher sete mil assinaturas.

Agora, a câmara tem dois anos para concretizar a ideia. O local para a obra ainda não foi escolhido, mas a Avenida da Liberdade, o Jardim do Arco do Cego e a Cidade Universitária são algumas das zonas possíveis.

Entretanto, ontem, em Paris, no Théatre de la Ville, José Afonso foi alvo de uma homenagem num espectáculo com direcção musical de Júlio Pereira, no qual participaram músicos e cantores como Francisco Fanhais, António Zambujo, João Afonso ou Mayra Andrade. 
 

Sugerir correcção
Comentar