Torne-se perito

Governo tem prazo curto para preparar reforma do Estado e mexidas no IRC

Foto
Reforma do Estado implicará mexidas na lei da mobilidade da função pública, disse Vítor Gaspar Miguel Manso

Portugal teve nota positiva em mais uma avaliação da troika e recebe nova tranche. Próxima revisão, em Fevereiro, vai ser um "marco", diz Vítor Gaspar. E admite: se fosse agora, teria tomado decisões diferentes

Foi a avaliação mais curta da troika desde que Portugal pediu ajuda externa e a explicação é simples: é daqui a três meses que o Governo terá de prestar a grande prova. Na sétima avaliação do programa de ajustamento, em Fevereiro, terá de estar pronto o ambicioso plano de reforma do Estado. E, nos próximos três meses, o executivo terá também de decidir as medidas para fomentar o investimento e o financiamento, que deverão incluir mexidas no IRC e uma diminuição dos juros cobrados aos bancos resgatados.

Ontem, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou os resultados da sexta avaliação da troika. Uma vez mais, Portugal passou com nota positiva, abrindo caminho a uma nova tranche de 2,5 mil milhões de euros. Embora tanto o executivo como a equipa de ajuda externa reconheçam que os riscos aumentaram, o programa de ajustamento está a ser implementado à risca. Das medidas previstas, 95% foram já executadas ou estão em curso. "Esta capacidade de realização distingue o programa de ajustamento português", disse Vítor Gaspar. Mas o grande desafio está pela frente.

"O sétimo exame regular [da troika] é um marco importante", reconheceu ontem o ministro das Finanças, na conferência de imprensa onde anunciou os resultados da sexta avaliação. Até Fevereiro de 2013, altura em que a equipa da Comissão Europeia (CE), do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) regressa a Lisboa, o Governo terá de delinear o plano de reforma do Estado, que implica uma alteração das funções e dos serviços públicos. "Teremos de decidir que modelo queremos para o Estado e como o podemos financiar", lembrou Vítor Gaspar, dizendo que isso implicará uma "consulta mobilizadora da sociedade". Esta reforma permitirá ao Governo poupanças na despesa de quatro mil milhões de euros em 2013 e 2014.

Os trabalhos já arrancaram com uma missão técnica do FMI e do Banco Mundial, cujas conclusões deverão ser apresentadas em breve e que servirão para abrir o debate, que o Governo quer ver estendido a todo o sistema político e aos parceiros sociais. As novas medidas terão de constar já do Documento de Estratégia Orçamental, que será entregue a Bruxelas no início da Primavera.

Esta reforma do Estado, admitiu ontem o Governo, irá implicar mais mexidas na lei da mobilidade da função pública. A intenção do executivo é estender este regime a todos os sectores da administração pública e, paralelamente, reduzir os incentivos à permanência de trabalhadores no quadro de excedentários.

O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, levantou um pouco mais o véu, revelando que a intenção do executivo é aplicar a outros sectores as alterações introduzidas nas carreiras médicas. Já anteriormente o Governo tinha dado sinais de querer alargar o regime de mobilidade a outras profissões, como poderá ser o caso dos professores, dos polícias ou dos militares. Contudo, realçou Hélder Rosalino, todas estas matérias terão de ser discutidas com os sindicatos.

Até à próxima avaliação da troika, o Governo terá também de avançar com medidas para assegurar um maior controlo orçamental, como é o caso da revisão da Lei de Enquadramento Orçamental e da Lei das Finanças Locais e Regionais. Mas o segundo grande desafio, depois da reforma do Estado, virá das medidas de estímulo ao investimento e ao financiamento.

"Cautela" no IRC

Até Fevereiro, o Governo propõe-se avaliar a competitividade do imposto sobre os rendimentos das empresas (IRC) praticado em Portugal com os que estão em vigor nos países da União Europeia e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). "Iniciámos um processo que conduzirá a uma reforma profunda e abrangente do IRC", disse ontem Vítor Gaspar. Em causa deverá estar, nomeadamente, uma proposta de reduzir para 10% o IRC a pagar pelas empresas que decidam fazer novos investimentos em Portugal.

Na semana passada, o deputado social-democrata Miguel Frasquilho disse que a troika tinha mostrado "abertura grande" a esta ideia, mas há um obstáculo significativo a contornar: as regras europeias em matéria de ajudas dos Estados. Ontem, o comissário europeu do Emprego, László Andor, recomendou "cautela" e lembrou que esta medida "tem de ser colocada num plano de discussão ao nível europeu" (ver entrevista nas págs. 18/19).

Além disso, Vítor Gaspar disse ontem que o Governo vai também fazer alterações à lei de recapitalização da banca, que terão de ser submetidas ao Parlamento no segundo semestre de 2013. Em causa poderá estar, ao que o PÚBLICO apurou, uma descida dos juros cobrados aos bancos que recorreram à linha de apoio concedida pela troika, no âmbito do pacote de ajuda externa. Isto porque, considera o Governo, o elevado peso destes juros (cerca de 8,5%) estarão a limitar a capacidade de as instituições financeiras resgatadas (até agora o BCP e o BPI) de financiar a economia a custos mais baixos.

Para o Governo, estas medidas de estímulo são essenciais para assegurar o sucesso do programa, numa altura em que a economia se encaminha para mais um ano de recessão e os riscos aumentaram (ver pág. 4). Aliás, mesmo reafirmando a sua receita, Vítor Gaspar fez ontem uma espécie de mea culpa. Questionado pelos jornalistas sobre se teria agido de forma diferente, depois de vistos os resultados das medidas tomadas, o ministro respondeu: "Claramente sim, aprendemos sempre nos processos em que estamos envolvidos".

Sugerir correcção