E se os nossos avós fossem artistas de rua?

Chama-se Lata 65 e é a prova de que a arte urbana não é só para jovens. De 12 a 16 de Novembro os mais velhos vão pintar paredes em Lisboa

Foto
O workshop vai ter alunos dos 65 aos 84 anos DR

Desenvolvido pela CoworkLisboa em parceria com o festival de arte urbana da Covilhã, Wool, surgiu o desafio de criar uma série de “workshops” sobre a Arte Urbana para idosos.

Lata 65 é o nome deste projecto, que pretende aproximar os mais velhos da arte urbana, desmistificar técnicas e truques e, claro, provar que esta não é uma arte só para jovens. 

Com quatro dias de actividades dinâmicas, de 12 a 16 de Novembro, as actividades vão contar com cerca de dez alunos, com idades compreendidas entre os 65 e os 84 anos, frequentadores do Centro Social e Paroquial de Alcântra.

Os “workshops” vão decorrer no LX Factory e as aulas vão ser dadas por profissionais específicos deste tipo de arte, como Miguel Januário (conhecido por Mais Menos), Caos ou Kiss My Walls, Tosco e Adres.

Vão ser abordados temas como a introdução e história da “street art”, o uso das latas e do “Stencil”, técnica que insiste na passagem de um desenho através de um molde em papel. No final serão demonstrados os trabalhos feitos pelos alunos ao longo dos quatro dias.

No último dia deste ciclo de “workshops”, que coincide com a nona edição do Open Day na Lx Factory, será feita a pintura de um mural ao vivo, com formandos e formadores.

O projecto surgiu em conversa com Lara Seixo, intrépida activista da arte urbana e mentora do Wool, contou ao P3 o co-fundador da CoworkLisboa, Fernando Mendes. "Como bónus, recebemos um sim entusiasta e inequívoco do Centro Social e Paroquial de Alcântara."

Os parceiros oficiais desta iniciativa são os Wool, CoworkLisboa, a Junta de Freguesia de Alcântra e a Montana Shop & Gallery, que vai fornecer todos os materiais necessários. Este projecto, pioneiro em Portugal, foi feito pela primeira vez no norte da Europa. 

Sugerir correcção
Comentar