Alive, Paredes de Coura e Boom nomeados para os prémios do Europe Festival Awards

Os vencedores serão conhecidos na cerimónia dos Europe Festival Awards, na cidade holandesa de Groningen, em Janeiro

Foto
Os Radiohead foram os cabeças de cartaz do Optimus Alive de 2012

O festival Optimus Alive conseguiu quatro nomeações nas principais categorias, como a Melhor Festival de Grande Dimensão, nos Europe Festival Awards, foi anunciado esta segunda-feira. O festival Paredes de Coura e o Boom Festival são os outros dois eventos musicais portugueses mencionados na lista, cada um com uma nomeação.

Trata-se da 4.ª edição destes prémios, que todos os anos distinguem os melhores festivais de música em toda a Europa - e o Alive já foi nomeado, sem vencer, em 2011. Na principal categoria, Melhor Festival de Grande Dimensão, são dez os nomeados e o Optimus Alive concorre com eventos musicais como o Wacken Open Air (Alemanha), Roskilde (Dinamarca) ou Open'er Festival (Polónia).

O festival de Algés, que teve em 2012 a sua 6.ª edição, está ainda nomeado nas categorias de Melhor Cartaz Europeu, Festival Favorito dos Artistas e Promotora do Ano (Everything is New). 

O minhoto Festival de Paredes de Coura também está nomeado pela sua edição de 2012, a 20.ª, na categoria Festival Favorito dos Artistas em que concorre com o Alive, mas também com o espanhol Primavera Sound ou polaco Woodstock, num total de dez nomeados. 

As nomeações para as categorias Festival Favorito dos Artistas e Promotora do Ano resultam da decisão de um júri composto por agentes, jornalistas e personalidades da indústria. 

Já o Boom Festival, que se realiza a cada dois anos, é candidato ao prémio Green Operation Award, destinado aos festivais de música com preocupações ecológicas, que já venceu em 2010. O festival de Idanha-a-Nova já recebeu também, por três vezes consecutivas, a distinção de Outstanding Greener Festival Award, atribuído desde 2007 por uma organização sem fins lucrativos.

Hinos e cabeças de cartaz 

Os prémios focam-se também na produção artística: elegerão, de um conjunto de dez nomeados cada, quais os hinos, os cabeças de cartaz e os novos valores do ano.

Competem, respectivamente e entre outros, "Lonely Boy" dos Black Keys, "Shake it out" dos Florence & The Machine ou "Midnight City" dos M83; Pearl Jam, Bon Iver, Jack White, The Killers ou os The Stones Roses; e entre os recém-chegados os Alabama Shakes, Azealia Banks, Alt J ou Of Monsters and Men. 

Na edição deste ano, 250 festivais de música de 33 países candidataram-se aos prémios que distinguem os melhores festivais do ano na Europa. Os nomeados nas categorias Melhor Festival de Grande Dimensão e Melhor Cartaz Europeu, que contempla o Primavera (Espanha) ou o Rock Werchter (Bélgica), resultaram de uma votação recorde na Internet de mais de um milhão de pessoas de 49 países. 

Os vencedores serão conhecidos na cerimónia dos Europe Festival Awards na cidade holandesa de Groningen a 9 de Janeiro de 2013. Os bilhetes para o evento estão à venda no site oficial dos prémios europeus e custam 30 euros.

Sugerir correcção
Comentar