A título póstumo

Prémio Teixeira de Pascoaes atribuído a Manuel António Pina

Manuel António Pina morreu a 19 de Outubro
Foto
Manuel António Pina morreu a 19 de Outubro Luísa Ferreira

O último livro de originais de Manuel António Pina, Como se desenha uma casa , é o vencedor da 8.ª edição do prémio de poesia Teixeira de Pascoaes, anunciou hoje a Câmara de Amarante.

O prémio, instituído pela autarquia, resultou de uma escolha entre 166 livros apresentados a concurso, de 159 autores, feita por um júri constituído pelos escritores Abel Barros Batista, António José Queiroz, João Paulo Sousa, Joana Matos Frias e Luís Adriano Carlos.

A entrega, a título póstumo, está marcada para 15 de Dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira. Manuel António Pina, poeta, escritor, jornalista, Prémio Camões em 2011, morreu a 19 de outubro, com 68 anos.

O prémio Teixeira de Pascoaes, de periodicidade bienal, foi instituído em 1997, aquando do 120.º aniversário do nascimento do poeta. Da lista de premiados constam os autores Paulo José Miranda, com o livro A Voz que nos Trai , Fernando Guimarães com a obra Limites para uma Árvore; Fernando Echevarría, com Introdução à Poesia; Daniel Faria e Amadeu Batista por, respectivamente, Poesia Reunida e Paixão e Eduarda Chiote, por O Meu Lugar à Mesa.

Em 2008, foi distinguido o escritor João Rui de Sousa, pela sua obra Quarteto para as próximas chuvas e, em 2010, Armando Silva Carvalho, com o livro Anthero Areia & Água.