Presidente Obama declarado vencedor na Florida

Foto
Obama venceu com 332 votos contra os 206 de Romney Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi declarado o vencedor da eleição na Florida, ao fim de quatro dias de contagem de todos os boletins de voto daquele estado.

Os resultados da Florida elevam o número de votos de Obama no Colégio Eleitoral para um total de 332 contra os 206 do seu adversário republicano, Mitt Romney. O Presidente foi reeleito quando ultrapassou a fasquia de 270 votos.

Segundo acabam de anunciar as autoridades eleitorais da Florida, a diferença entre os dois candidatos foi de 74 mil votos, com Barack Obama a obter 50% e Mitt Romney 49%. Caso o intervalo fosse inferior a meio ponto, seria obrigatório proceder a uma recontagem.

O comité eleitoral da Florida decidiu proceder à contagem de todos os votos antes de declarar os resultados oficiais. Como as sondagens à boca de urna não foram conclusivas quanto à vantagem de nenhum dos candidatos, os dirigentes eleitorais esperaram pela recolha de todos os votos em urna – milhares de eleitores que estavam na fila para votar ainda o fizeram depois da hora de encerramento das mesas – e ainda pela chegada dos boletins dos eleitores no estrangeiro ou militares, entregues pelo correio. A estes foram depois adicionados os votos depositados antes do dia das eleições.

O estado da Florida assumiu um enorme protagonismo eleitoral depois da complicada eleição do Presidente George W. Bush no ano 2000. A curta margem que o separava do seu rival democrata Al Gore motivou uma recontagem, que acabou por atribuir a vitória eleitoral ao republicano. O sistema de votação na Florida foi entretanto alterado para evitar os problemas então detectados na contagem dos votos.

Com a vitória na Florida, o Presidente Barack Obama confirma o favoritismo atribuído à sua campanha nos chamados estados indecisos, que tanto votam em candidatos democratas como republicanos. O presidente conquistou oito dos nove estados que cabem nessa classificação, tendo apenas perdido a Carolina do Norte, onde prevalecera em 2008.

Sugerir correcção
Comentar