Wikipedia pode ajudar a prever que filmes serão <i>blockbusters</i>

Foto
Wikipedia é mais fiável nos casos de sucesso Nuno Ferreira Santos

Quanto mais visitada e editada for uma página, maior a probabilidade de o filme ter sucesso em bilheteira

Meses antes de chegarem às salas, com o boom das redes sociais e a web colaborativa, os filmes são discutidos até à exaustão, mesmo que pouco se saiba deles. A relação entre a actividade na Internet sobre os títulos mais aguardados e as suas receitas de bilheteira foi estudada na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, que comprovou através de cálculos matemáticos que é possível prever o impacto de grande parte dos filmes nas bilheteiras através da Wikipedia.

O número de vezes que uma página na Wikipedia foi lida e editada é, segundo este estudo, indicativo do sucesso que o filme poderá ter. Se a página foi muitas vezes lida e editada, é sinal de que o filme em questão não passou despercebido a grande parte das pessoas e que a sua estreia é muito aguardada - e os académicos tomam como exemplo as sagas Harry Potter ou Crepúsculo, mas também o novo James Bond, Skyfall.
 
O estudo, publicado esta semana na base de dados do site arXiv, refere-se ao universo norte-americano durante o ano de 2010, onde estrearam 535 filmes. No entanto, para este estudo foram apenas tidos em conta 312 filmes.
 
Taha Yasseri, responsável pelo estudo, desenvolveu um modelo matemático que relaciona os números da página na Wikipedia de um filme que está para estrear com as receitas de bilheteira depois publicadas no site Box Office Mojo. A conclusão a que chegou é que existe uma ligação directa entre os dois, sendo que dos 312 filmes e páginas analisados foi possível prever com precisão o comportamento na bilheteira em 77%. Para os grandes filmes desse ano, como o Homem de Ferro 2, Alice no País das Maravilhas ou Toy Story 3, a exactidão dos cálculos foi de 90%.
 
De acordo com o estudo, os resultados “mostram claramente como o utilizador, através do simples uso de dados num ambiente social como a Wikipedia, pode aumentar a capacidade de previsão da nossa reacção colectiva a um produto cultural”.
 
“Estivemos à procura das impressões digitais da popularidade de um filme”, disse ao The Guardian Taha Yasseri, explicando que estes dados são mais fidedignos em relação aos filmes mais populares. “É evidente que esta previsão é mais precisa para os filmes de maior sucesso. Quando os filmes menos bem-sucedidos são considerados, os desvios da linha aumentam.”
 
Esta não é a primeira vez que um estudo académico utiliza as redes sociais para entender os comportamentos do sucesso no cinema. À semelhança de agora, em 2010 um grupo de investigadores da HP Labs, em Palo Alto, concluiu que o Twitter é uma das ferramentas mais poderosas para antever os grandes blockbusters
Sugerir correcção
Comentar