18.º Congresso do Partido Comunista Chinês

Foto
Os analistas dizem que esta será uma renovação de líderes monumental Carlos Barria/Reuters

Perguntas e respostas

O que é?

Os chineses chamam-lhe a "grande reunião". Após a morte de Mao Tsetung, em 1977, ficou decidido que se realizaria de cinco em cinco anos, sempre em Outubro ou no início de Novembro. Em Pequim, reuném-se 2200 delegados oriundos de todas as províncias e territórios chineses para nomear novos dirigentes. Este ano assume uma importância maior porque é chegado o momento de mudar de líderes (o que acontece de dez em dez anos). O todo-poderoso Comité Permanente terá uma nova composição e um novo secretário-geral assumirá a presidência na próxima década.

Quem é escolhido para secretário-geral do partido?

No tempo de Mao Tsetung e Deng Xiaoping, o líder escolhia o sucessor. Agora o processo de selecção é um braço-de- ferro entre facções. Este ano o processo, repleto de intrigas políticas e não só (o caso Bo Xilai, por exemplo), foi em parte tornado público e expôs que há pouca harmonia nas transições políticas. O Presidente que cessa funções, Hu Jintao, escolhera Li Keqiang para novo secretário-geral e Presidente, mas Xi Jinping foi consensual junto de mais grupos de interesses.

Quem são os novos dirigentes?

São a quinta geração desde Mao. Passaram por cargos na administração e na gestão e têm educação superior. Alguns foram secretários provinciais do partido. A 4.ª geração (que está de saída) era sobretudo composta por economistas e engenheiros. Este ano, e de acordo com a BBC, há um número muito elevado e atípico de "príncipes" - filhos de antigos dirigentes que beneficiaram de uma educação e uma vida priviligiadas.

Quem sai?

Os analistas dizem que esta será uma renovação de líderes monumental. Sete dos nove membros do Comité Permanente devem sair, assim como 14 dos 25 no Politburo. Serão substituídos 70% dos dirigentes da Comissão Central Militar (o órgão do partido que gere o Exército do Povo). E quem chega aos 70 anos tem de se retirar da política: alguns lugares serão já ocupados pela 6.ª geração. 

O que fará o Presidente que cessa mandato?

Hu Jintao poderá tornar-se num reformado muito poderoso que continuará a puxar os cordéis do rumo da China. São seus protegidos os homens que assumirão o governo. Se prosseguem na mesma linha ou avançam para um programa de reformas que inclua o sistema político é a grande dúvida.

Sugerir correcção
Comentar