Esta app pode melhorar sistemas de segurança e evacuação de recintos como estádios ou aeroportos DR
Foto
Esta app pode melhorar sistemas de segurança e evacuação de recintos como estádios ou aeroportos DR

Professor universitário inventa GPS para o interior de edifícios

Dirk Elias, professor da FEUP e director do Fraunhofer Portugal, inventou uma aplicação de GPS para smartphone, capaz de ler os caminhos de um espaço interior

Quem nunca quis ter o mesmo aparelho que o actor Michael Champion usa no filme "Total Recall" (Desafio Total), de 1990? Para quem nunca viu (pode ver aqui) ou não se lembra, a certa altura, Champion persegue Arnold Schwarzenegger dentro de uma estação de metro, recorrendo a um sistema de GPS que lê os caminhos interiores do edifício.

Pois bem, aquilo que Dirk Elias, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e director do Fraunhofer Portugal, apresentou no European Satellite Navigation Competition (ESNC), não anda longe disso. Na verdade, é teoricamente o mesmo.

O concurso desafiava os participantes a apresentarem novas ideias de negócio para a navegação por satélite. Dirk Elias propôs o "Seamless Navigation through Ultra Low Frequency Magnetic Field Communication" (ULF-MC) e arrecadou o Galileo Master 2012, ou seja, o primeiro prémio.

"App" encontra saídas de emergência 

O ULF-MC é uma aplicação destinada a smartphones, que utiliza o sistema GPS, mas desta vez orientado para espaços interiores. Em declarações ao JPN, Dirk Elias refere que, além dos smartphones, que terão de ter a aplicação instalada, também os espaços físicos terão de estar cobertos pela tecnologia usada, que funciona através de campos magnéticos e Internet móvel.

"Actualmente estamos a fazer uma demonstração da tecnologia e a procurar parceiros comerciais que possam estar interessados em licenciá-la", expressa Dirk Elias. Algo que não deverá demorar muito tempo, tendo em conta as soluções atractivas que a aplicação oferece. Melhorar os sistemas de segurança e evacuação de recintos fechados, como estádios desportivos ou aeroportos, ou até ajudar uma pessoa a encontrar uma saída alternativa no meio de um incêndio num centro comercial, são algumas delas.

No entanto, não é só na navegação indoor que o ULF-MC se destaca. A tecnologia está preparada para estender a navegação para túneis, para pessoas invisuais e com outras necessidades especiais, e ainda pode permitir, por exemplo, fazer pagamentos em máquinas ATM. Resta apenas esperar pela data do lançamento.