Há 33 mil particulares e empresas na "lista negra" de devedores

Foto
Dívidas somam 434 milhões de euros Pedro Cunha

A Lista Pública de Devedores, uma base de dados criada para registar os particulares e empresas com dívidas em atraso por pagar, já engloba créditos num valor superior a 434 milhões de euros.

Os registos nesta base de dados, criada pelo Ministério da Justiça em 2009, têm vindo a aumentar significativamente nos últimos meses. No final de Junho, havia 26.624 devedores incluídos e na passada sexta-feira o número já se situava nos 33.018.

A amostra considerada pelo PÚBLICO, que engloba 31 mil devedores, é inferior porque a recolha foi feita a partir do início de Outubro. Somados os montantes individuais que este universo tem por pagar, o total por liquidar era de 434.137 mil euros.

Do universo dos devedores analisados, em 94,3% dos casos o processo encontra-se arquivado por insuficiência de bens, por não ter sido possível detectar património capaz de saldar a dívida. Os restantes 5,7% pagaram parcialmente o crédito que foi reclamado nos tribunais.

Leia mais no PÚBLICO de hoje e na edição online exclusiva para assinantes.Notícia corrigida: O título e parte do texto foram alterados porque o número total de devedores registados nesta lista supera os 33 mil e não os 31 mil, como se referia. Este último universo diz respeito à amostra considerada pelo PÚBLICO
Sugerir correcção
Comentar