Torne-se perito

Vasco Cordeiro muda e reduz Governo

O governo regional dos Açores, anunciado ontem pelo seu indigitado presidente, Vasco Cordeiro, tem uma nova estrutura orgânica, menor do que a do executivo cessante. Na sua constituição revela também uma grande renovação, pois apenas transitam dois membros, o vice-presidente Sérgio Ávila e, como subsecretário para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira.

Relativamente ao governo de Carlos César, verifica-se uma redução de mais de 35% do número global de secretarias e subsecretarias, que passam a ser sete. É, ainda, o mais novo executivo açoriano, com uma média de idades de 44 anos, acima dos 39 do seu presidente.

Reiterando o que prometera na campanha eleitoral, Vasco Cordeiro considerou "essencial, nas presentes circunstâncias, ter um governo mais pequeno, mais ágil e no qual se reforça a articulação entre políticas e entre departamentos". O próximo governo "tem a consciência nítida dos desafios que se colocam à região", declarou, depois de apresentar o elenco ao representante da República. De entre os seus desafios, revelou, "assumem prioridade os relativos à criação de emprego e à competitividade das empresas, bem como o de apoio às famílias para fazer face às consequências sociais da conjuntura financeira e económica que atravessamos".

Com tomada de posse marcada para terça-feira, o XI Governo dos Açores, presidido pelo economista Vasco Cordeiro, tem a seguinte composição: vice-presidente, Sérgio de Ávila, 43 anos, economista; secretária da Solidariedade Social, Piedade Lalanda, 51 anos, doutorada em Ciências Sociais, professora universitária e deputada regional nas duas últimas legislaturas; secretário da Saúde, Luís Cabral, 33 anos, médico e actual responsável clínico do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros; secretário da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, 38 anos, professor universitário e ex-deputado na Assembleia da República; secretário do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, 42 anos, engenheiro electrotécnico e actual vogal do conselho de administração da SATA; secretário dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, 54 anos, engenheiro zootécnico; subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Vasconcelos de Oliveira, advogado, 36 anos.

Sugerir correcção