Jodie Foster, "verdadeiramente única", recebe prémio carreira nos Globos de Ouro

Foto
Foster recebe o prémio em Janeiro Arnd Wiegmann/Reuters

A actriz e realizadora americana Jodie Foster, de 49 anos, vai ser homenageada pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla original em inglês) com a entrega do Prémio Cecil B. DeMille na cerimónia dos Globos de Ouro, que vai ter lugar a 13 de Janeiro, em Beverly Hills.

No comunicado em que anuncia esta distinção especial de carreira, citado pela AFP, a presidente da HFPA, Aida Takla O'Reilly, classifica Jodie Foster como “uma personalidade multifacetada, que conseguiu, e continuará a fazê-lo, imensos êxitos ao longo da carreira”. A representante da imprensa estrangeira em Hollywood acrescenta ainda que a actriz de O Silêncio dos Inocentes “é verdadeiramente única”.

Jodie Foster sucede a Morgan Freeman, o premiado na última edição, na lista das personalidades do cinema com que, desde 1952, os Globos de Ouro também homenageiam Cecil B. DeMille (1881-1959), o realizador de Os Dez Mandamentos e que foi igualmente um dos fundadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que atribui os Óscares.

Nos últimos anos, e depois da interrupção na entrega dos prémios em 2008 devido à greve dos argumentistas de Hollywood, foram também distinguidos Robert De Niro, Martin Scorsese e Steven Spielberg. A última mulher a receber o prémio foi Barbra Streisand, em 2000.

O Prémio Cecil B. DeMille agora anunciado para Jodie Foster vai fazer regressar à ribalta esta figura de relevo do cinema americano, mas que nos últimos anos se tem resguardado nalguma privacidade. O último filme em que a vimos foi O Deus da Carnificina (2011), de Roman Polanski, numa interpretação que lhe valeu a sexta nomeação de melhor actriz para os Globos de Ouro. Nas anteriores, fora distinguida com O Silêncio dos Inocentes (Jonathan Demme, 1991), pela personagem da temerária inspectora Clarice Starling que ousa enfrentar o Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), e com Os Acusados (Jonathan Kaplan, 1988), no papel de uma mulher vítima de violação.

Curiosamente, foi também por estes dois títulos que Jodie Foster recebeu os dois Óscares da sua carreira. Mas o mais alto prémio da Academia de Hollywood poderia ter-se cruzado com a actriz bem mais cedo, pois logo em 1976, quando tinha apenas 13 anos, Jodie foi nomeada pela pequena prostituta que criou, ao lado de Robert De Niro, em Taxi Driver, de Martin Scorsese.

Numa carreira já com mais de quatro décadas, e que começou quando tinha apenas três anos participando em anúncios televisivos, Jodie Foster afirmou-se ao longo do tempo como uma das figuras mais fortes no cinema americano. Testemunha Involuntária (Dennis Hopper e Alan Smithee, 1990), Nell (Michael Apted, 1994), Contacto (Robert Zemeckis, 1997) e Sala de Pânico (David Ficher, 2002) foram outros títulos de referência na sua filmografia. Paralelamente experimentou também o trabalho atrás das câmaras, sendo a sua realização mais recente O Castor (2011), em que contracena com Mel Gibson, num filme que foi igualmente visto como um gesto de solidariedade com um seu colega cuja carreira artística (e a vida privada) estava a passar por um mau bocado.

No Verão passado, o Hollywood Reporter anunciava o regresso de Jodie Foster à televisão e à realização, com o projecto de um talk show no feminino para o canal de cabo Showtime. Já segundo o sítio especializado em cinema na internet IMDb, a actriz voltará ao grande ecrã no Verão do próximo ano, ao lado de Matt Damon, no filme de ficção científica Elysium, realizado por Neill Blomkamp.

A próxima cerimónia dos Globos de Ouro a 13 de Janeiro – e que é vista como uma antecipação das tendências de voto para os Óscares, que ocorrerão a 24 de Fevereiro – vai ter apresentação da dupla de actrizes Tina Fey-Amy Poehler, que assim sucedem ao polémico Ricky Gervais, que marcou as últimas edições da festa de Beverly Hills.

Sugerir correcção
Comentar