Uma bela estreia de Paulo Laureano

Foto

O enólogo entra no mundo dos azeites de qualidade.

Paulo Laureano é mais um produtor de vinho que transitou também para a produção de azeite. Estreou-se na colheita de 2011. Só surpreende que tenha demorado tanto tempo a fazê-lo.

O vinho e o azeite andam cada vez mais ligados e na região onde concentra grande parte da sua actividade como enólogo e consultor, o Alentejo, dispunha de matéria-prima com abundância. Paulo Laureano preferiu, no entanto, esperar pela entrada em produção dos 26 hectares de olival que plantou há cerca de uma década junto à adega que possui na Vidigueira. São olivais plantados de forma tradicional e nos quais predomina a variedade Cobrançosa, talvez a mais completa das cultivares existentes em Portugal.

O conceito de terroir, tão usado nos vinhos, ainda é pouco aplicado aos azeites, mas para Paulo Laureano não faz sentido a omissão. "Os azeites são também diferentes, porque o clima, o solo ou as variedades lhes dão uma identidade própria, e quem os faz e produz, desde o olival ao lagar, dá-lhes alma", defende (in Portal do Azeite).

A Vidigueira é um bom terroir para vinhos, brancos, sobretudo, e também para azeites. A cooperativa agrícola local produz alguns e é lá que Paulo Laureano elabora o seu Olium Reserve Virgem Extra. O nome da marca pode prestar-se a algumas confusões, mas o termo designa em latim o verdadeiro azeite, não um óleo qualquer, e reflecte a propensão de Paulo Laureano pelos nomes latinos (o seu principal vinho chama-se Dolium).

O chefe Joachim Koerper, do restaurante Eleven, em Lisboa, associou-se a este novo azeite, assinando no contra-rótulo a frase "considero o azeite como a alma e o coração da minha cozinha" e engarrafando 500 garrafas com um rótulo próprio. Embora não transforme por si só o azeite num exclusivo produto gourmet, a associação de Koerper ao Olium Reserve torna-o, no mínimo, recomendável. E é mesmo.

Em geral, os azeites do Alentejo são muito aromáticos e ligeiramente doces e suaves. O Olium foge um bocadinho deste perfil, mostrando um bom picante no final de boca. No aroma, é igualmente vibrante, exibindo notas frescas que evocam maçã verde e azeitonas não muito maduras. É um azeite que se distingue mais pela persistência e frescura do que pela complexidade mas que deixa excelentes memórias.

Paulo Laureano Olium reserve virgem extra

mmmmn

Paulo Laureano Vinus, Vidigueira

Variedades: Cobrançosa e outras

Região: Alentejo

Preço: 6€

Sugerir correcção