Bo Xilai expulso do parlamento chinês

Foto
Bo Xilai era um dos mais importantes políticos chineses Foto: Liu Jin/AFP

Depois de ter sido expulso do Partido Comunista Chinês, o ex-dirigente Bo Xilai foi também excluído da Assembleia Nacional Popular (ANP), perdendo a imunidade parlamentar, anunciou nesta quinta-feira a agência oficial chinesa Xinhua.

A expulsão do parlamento foi decidida pela comissão permanente da ANP, reunida na quarta-feira em Pequim.

No centro do maior escândalo político-financeiro dos últimos anos na China, Bo Xilai, de 63 anos, será agora formalmente acusado por abuso de poder, corrupção e “relações impróprias com mulheres”.

O homem que já foi um dos mais importantes e promissores políticos chineses acabou por cair em desgraça depois de um escândalo de suspeitas de corrupção e da condenação da mulher, Gu Kailai, a pena de morte suspensa pelo homicídio do empresário britânico Neil Heywood.

Na semana passada, um grupo de professores universitários e antigos responsáveis conotados com a ala mais à esquerda do PC chinês assinou uma carta aberta em defesa do ex-dirigente caído em desgraça, que está a a ser visto como uma vítima da luta interna pelo poder entre as alas comunista e reformista.

Sugerir correcção
Comentar