Fantasweekend: “workshops” e animação no Hard Club

O Fantasweekend alia a educação e o lazer e promove uma viagem aos bastidores do mundo cinematográfico. Até 21 de Outubro, no Hard Club

Foto
Oh Willy... é um dos filmes exibidos na sessão Premiados Cartoon D'Or DR

"Ver, ouvir, sentir, discutir e viver o cinema" são os objectivos do Fantasweekend, que conta com um programa diversificado de "workshops" especializados e com a projecção dos mais importantes filmes europeus de cinema de animação deste ano.

Durante o dia, de sexta-feira a sábado, os amantes de cinema podem participar nos vários "workshops", que abrangem áreas tão diversificadas como a escrita de argumento, o desenvolvimento de personagens, o cinema de animação ou a caracterização e efeitos especiais. Têm a duração de três horas e são divididos em categorias: efeitos especiais para filmes de terror, iniciação à animação e introdução à escrita de argumento.

Ao final de tarde, o cinema é celebrado com sessões duplas de três das secções oficiais do festival: "Semana dos Realizadores", "Anima-te!" e "Cinema Fantástico". Em parceria com a Casa da Animação, o Fantasweekend exibe os vencedores do prestigiado prémio Cartoon D'or e relembra alguns dos filmes que passaram pelo Fantas nos últimos anos. Assim, além do vencedor "Oh Willy..." de Emma de Saef e Marc James Roels, os finalistas "Zing" de Kyra Buschor e Cynthia Collins, "Tram" de Michaela Pavlátová, "Edmond Was a Donkey" de Franck Dion e "Flamingo Pride" de Tomer Eshed vão ser exibidos na sessão "Premiados Cartoon D'or".

Nas sessões duplas, nomes como Bill Plympton, Joe Chappelle, Kim Ki-Duk e Kórnell Mundrukzó fazem parte da programação. Os preços das sessões de cinema variam entre os 3,50 e os 6 euros. Já os "workshops" têm um custo de 30 euros. 

Sugerir correcção
Comentar