GIF: 25 anos de vida celebrados com exposição online

A exibição chama-se "Moving the Still" e vai receber até 7 de Novembro submissões de GIFs de todo o mundo

Foto
Imagem de Pilken submetido por Biscuits and Davey

Para comemorar os 25 anos de existência do Graphics Interchange Format (GIF), o Tumblr e o Paddle8 juntaram-se para criar uma exposição online chamada “Moving the Sill”. A iniciativa arrancou esta quinta-feira no Tumblr e vai incluir uma competição que vai receber até 7 de Novembro submissões de GIFs de todos aqueles que queiram ver as suas criações expostas.


Este é a primeira exposição online de grande escala dedicada ao GIF. Contudo, este foi apresentado à sociedade a 15 de Junho de 1987 com a imagem de um avião pelo grande serviço online dos Estados Unidos, CompuService, como uma alternativa mais versátil ao clássico formato de imagem JPEG. Apesar do seu percurso, ninguém diria que estas peculiares imagens animadas continuariam a animar o ciberespaço.


Foto
Dark side of the glitch submetido por g1ft3d


Talvez graças à sua simplicidade, o GIF tem conseguido sobreviver às diversas mudanças da web, sendo que nos últimos anos tem vindo a transformar-se numa peça fundamental de muitos conteúdos virais. De facto, com apenas algumas imagens e alguma criatividade é possível criar uma história animada com a duração de poucos segundos.

Foto


Por isso, se achas que és um craque a fazer GIFs podes submeter a tua criação no Tumblr oficial da exposição "Moving the Still". Será depois avaliada por um painel de júris constituído por Michael Stipe, as irmãs Rodarte, Ryan Trecartin, Vinoodh Matadin & Inez van Lamsweerd, James Frey e muitos outros.

Foto
Dark side of the glitch submetido por g1ft3d

Os vencedores são anunciados a 26 de Novembro. Estes vão ter como prémio a oportunidade de verem os seus GIFs exibidos no Art Basel Miami Beach durante o Miami Art Week 2012, a decorrer em Dezembro.

Foto
Sugerir correcção
Comentar