Governo substitui presidente do Inatel

Foto
Vítor Ramalho deixa a presidência do Inatel Foto: Adriano Miranda

O Governo vai substituir o presidente do Inatel, Vítor Ramalho, e irá nomear para o cargo Fernando Ribeiro Mendes, que foi secretário de Estado da Segurança Social no Governo de António Guterres.

Professor de Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão e consultor em políticas sociais, Ribeiro Mendes já exerceu vários cargos públicos. Foi secretário de Estado de António Guterres, primeiro na Segurança Social, e mais tarde na Indústria, Comércio e Serviços, e pelo meio presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça (2000-01).

A decisão está tomada e deverá ser aprovada na reunião da manhã desta quinta-feira do Conselho de Ministros.

Vítor Ramalho tomou posse como líder do Inatel em Setembro de 2008. Foi secretário de Estado do Trabalho (1984-1985) no governo de bloco central liderado por Mário Soares, e depois consultor deste enquanto Presidente da República (1986-1996). Foi também secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia (1999-2000) no governo de António Guterres, primeiro-Ministro de quem tinha antes sido consultor (1996-1997). Foi deputado à Assembleia da República até assumir a presidência do Inatel e foi líder do PS-Setúbal até Junho passado.

Recentemente, teceu críticas duras à política de cortes das dotações atribuidas pelo Estado às fundações.

Notícia actualizada às 13h43:

acrescentados o segundo e o quarto parágrafos

Sugerir correcção
Comentar