50 rescisões

Revistas de automóveis Automotor, Volante e Autosport vão fechar

Três revistas especializadas em automóveis vão deixar de estar nas bancas
Foto
Três revistas especializadas em automóveis vão deixar de estar nas bancas Foto: Paulo Ricca

As revistas de automóveis Automotor, do grupo Cofina, assim como a Volante e a Autosport, da Impresa, vão encerrar. A justificação é a má conjuntura económica.

Ao que o PÚBLICO apurou, a decisão de encerramento da revista mensal de automóveis do grupo Cofina (que detém também os jornais diários Correio da Manhã e Record) foi comunicada à equipa na passada sexta-feira, pouco depois de ter sido fechada a edição de Novembro, que estará nas bancas dentro de dias. Além dos quatro jornalistas e um director, a Automotor era feita por pouco mais de meia dúzia de colaboradores, incluindo um fotógrafo e pessoas ligadas à venda de publicidade e ao marketing.

De acordo com os dados mais recentes da APCT – Associação para o Controlo de Tiragens e Circulação, a Automotor vendeu, em média, em Maio e Junho, 16.864 exemplares.

Já no caso das publicações mensais Volante e Autosport, o grupo Impresa (dono da SIC, do Expresso e da Visão) não quer para já fazer comentários. Em Maio e Junho a Volante vendeu, segundo a APCT, uma média de 8617 exemplares por mês, enquanto a Autosport vendeu uma média de 10.589 exemplares.

Fonte oficial da Impresa Publishing confirmou ao PÚBLICO que vai iniciar “um processo de rescisões amigáveis com 50 pessoas” que trabalhavam nas revistas de automóveis e decoração que agora são encerradas. Neste grupo encontram-se apenas nove jornalistas, uma vez que as várias publicações partilhavam estes profissionais.

Nos três casos a justificação avançada é a difícil conjuntura económica actual, que se tem reflectido no sector da comunicação social através da redução das vendas e da publicidade.

Outras publicações da Impresa

As revistas de automóveis não são as únicas. No caso da Impresa Publishing foi decidido "descontinuar" outras publicações na área da decoração - com excepção da Caras Decoração, líder deste segmento, desaparecem a Casa Cláudia, Casa Cláudia Ideias, Arquitectura & Construção. Também os sites Relvado e Mygames serão igualmente encerrados.

"Estas decisões terão efeito imediato, tendo sido comunicadas internamente hoje, estando integradas num processo de reorganização da Impresa, o qual pretende reforçar a aposta nos títulos e marcas em que o grupo é líder e prepará-lo para enfrentar com sucesso os enormes desafios que o futuro dos media coloca a todos os operadores", aponta a empresa em comunicado.

A mesma fonte da Impresa Publishing garantiu que produtos que eram feitos em boa parte pelas pessoas da Volante e da Autosport continuam. É o caso do programa Volante TV, que passa na SIC Notícias, o mesmo sucedendo com o troféu Carro do Ano/Volante de Cristal. Neste caso, a organização passará para o semanário Expresso.

Notícia actualizada às 15h48 foi acrescentada informação sobre outras publicações da Impresa; e às 16h25 foram acrescentados dados sobre rescisões