O primeiro troféu da época é do Benfica

Foto
Doliboa marcou 13 pontos

Tal como na época passada, a primeira competição oficial da época portuguesa de basquetebol foi conquistada pelo Benfica. O campeão nacional venceu o Troféu António Pratas pela segunda vez seguida, depois de ontem ter batido a Académica na final, por 71-44, em Lisboa.

As "águias" também já tinham vencido esta prova - que funciona como a última preparação antes do arranque da Liga - em 2007-08, mas a versão da Proliga, e o torneio da região sul em 2008-09.

Este torneio confirmou o estatuto de ultrafavorito com que o Benfica parte para todas as competições nacionais esta época, marcada pelo abandono do FC Porto. Os "encarnados", mesmo com baixas por lesão, venceram os quatro jogos realizados por uma margem média de 33 pontos.

A Académica foi mesmo a que mais fez para contrariar o favoritismo do Benfica, mas mesmo assim sucumbiu por 27 pontos, apesar de ter chegado ao final do primeiro período no Pavilhão Império Bonança, na Luz, na frente (14-17). No entanto, nos 11 minutos seguintes só conseguiu marcar quatro pontos e o Benfica "fugiu" no marcador.

O poste Cláudio Fonseca, uma das caras novas no Benfica, foi o melhor concretizador dos vencedores, com 14 pontos, aos quais juntou sete ressaltos. Seth Doliboa (13), João Gomes (13) e o base Ricky Franklin (12), outro reforço, também estiveram em evidência. Na equipa de Coimbra, só Fernando Sousa (15) e Arnett Hallman (13) produziram mais do que nove pontos.