Râguebi

Estreia infeliz de Portugal no Circuito Mundial

Manuel Murteira deiixa escapar Julien Candelon
Foto
Manuel Murteira deiixa escapar Julien Candelon Foto: AFP

A selecção nacional de râguebi perdeu na madrugada deste sábado os três jogos da fase de grupos da primeira etapa da competição que está a ser disputada na Austrália.

O grupo era difícil e Portugal não conseguiu evitar acabar o primeiro dia em Gold Cost, na Austrália, com um saldo 100% desfavorável. A equipa portuguesa, que estreia-se na época 2012-13 do Circuito Mundial de sevens como equipa residente, ofereceu uma boa réplica a galeses e franceses, mas terminou no último lugar do Grupo D e foi relegado para a Taça Bowl onde defronta, na madrugada deste domingo (1h30), o Canadá.

No primeiro jogo Portugal defrontou o País de Gales, selecção que detém o título mundial. A partida começou muito bem para os portugueses que ao intervalo venciam por 12-0: ensaios de Duarte Moreira e Diogo Miranda e uma conversão de Pedro Leal.

No entanto, nos últimos sete minutos, os galeses deram a volta ao resultado. Com 54 segundos, Richard Smith apontou o primeiro ensaio para os britânicos e perto do quinto minuto o País de Gales empatou a doze pontos. Na última jogada, Rhys Shellard fez o terceiro ensaio galês que ditou a derrota de Portugal por 19-12.

Seguiu-se um confronto com a Argentina e o jogo não teve história. Na pior exibição portuguesa, os “Pumas” chegaram ao intervalo a vencer por 21-0 (ensaios de Gaston Revol, Santiago Cordero e Fernando Luna) e confirmaram o triunfo por 26-0 no segundo tempo com o quarto ensaio apontado por Nicolas Bruzzone.

A encerrar o dia havia um duelo com os franceses. Ao contrário do que acontecia no passado, os gauleses, já a pensar nos Jogos Olímpicos de 2016, começaram a apostar forte no sevens e surgiram nesta etapa com uma equipa de bom nível.

O jogo acabou por ser muito equilibrado, mas Portugal voltou a ser infeliz. No final da primeira parte, a França vencia por 5-0 (ensaio de Manoel Dall Igna), mas no recomeço da partida a selecção nacional empatou a partida a cinco pontos com um ensaio de Pedro Leal. A igualdade manteve-se até aos últimos segundos, altura em que Julien Candelon, na última jogada da partida, fez o segundo ensaio da França e fixou o resultado final em 12-7.

Com o último lugar no Grupo D, Portugal vai disputar na madrugada deste domingo a Taça Bowl. O primeiro adversário nos quartos-de-final da competição é o Canadá, terceiro classificado do Grupo A.

Sugerir correcção