Arquitectura: casa feita de lixo para estudar o design sustentável

Resíduos da construção e da indústria são o material utilizado para erguer o edifício “The house that Kevin built”

Foto
Em 2008, Duncan Baker-Brown criou o protótipo de The house that Kevin BuiltDR

Em português, "waste" pode significar "lixo" e "desperdício", mas para Duncan Baker-Brown um não é sinónimo do outro. O arquitecto e professor na Faculdade de Artes da Universidade de Brighton desenhou um edifício que será construído com lixo. "The house that Kevin built" estará localizado no campus da Universidade de Brighton.

 

Esta não é a primeira vez que Duncan Baker-Brown troca os tijolos por resíduos. Em 2008, o arquitecto criou o protótipo de "The house that Kevin built" em Londres, tendo sido a primeira casa pré-fabricada da Europa feita, inteiramente, de excedentes e materiais amigos do ambiente. A construção demorou seis dias e foi acompanhada por Kevin McCloud, apresentador do programa Grand Design no "Channel Four".

 

A obra já foi desmontada e, depois desse protótipo, professores e estudantes da Faculdade de Artes da Universidade de Brighton continuaram a desenvolver novos métodos de construções sustentáveis e formas inovadoras de utilizar os materiais.

 

A nova "The house that Kevin built", cujo nome é uma referência ao apresentador de televisão Kevin McCloud, será o primeiro edifício do Reino Unido feito de lixo a ser construído directamente no próprio local. 

 

Na obra serão utilizados resíduos e excedentes da construção e das indústrias da região e, ainda, materiais dos centros de reciclagem. Mas Duncan Baker-Brown aproveita tudo o que pode e, assim, por exemplo, as paredes terão fardos de palha para manter a casa quente no Inverno e fria no Verão.

 

E a reciclagem não se fica pelos materiais utilizados na construção. O edifício vai ter painéis solares, ventilação e, também, um recuperador de calor. E, no futuro, "The house that Kevin built" servirá para testar protótipos de sistemas de construção, componentes e tecnologias.

 

Apesar de aproveitar lixo e materiais que mais ninguém quer, para construir o edifício, os responsáveis esperavam angariar 300 mil libras (cerca de 370 mil euros). A casa estará localizada no campus da Universidade de Brighton e o andar superior será um espaço onde os doutorados vão poder desenvolver projectos de design sustentável. Existirá, também, uma área onde os grupos locais poderão realizar "workshops" e exibições.

 

A obra tem início em Novembro e a sua conclusão está prevista para 2013. Kevin McCloud deverá marcar presença na inauguração.

Sugerir correcção
Comentar