P3 ganhou prémio de melhor design de publicações online

Prémios atribuídos pela Society for News Design: o P3 venceu na categoria de jornal digital com menos de 12 milhões de visitas mensais

Fotogaleria
Fotogaleria

O “P3” foi eleito o site com o melhor grafismo de 2012 na Península Ibérica, juntamente com o “El País online”. Enquanto o “P3” venceu na categoria de jornal digital com menos de 12 milhões de visitas mensais, o “El Pais” foi o escolhido na categoria das 12 milhões ou mais visitas.

O prémio foi atribuído pela Society for News Design, cujos 11 membros do júri estiveram reunidos na Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, em Pamplona, entre 3 e 5 de Outubro.

A nona edição do prémio ÑH Lo Mejor del Diseño Periodístico España&Portugal 2012, atribuída pela secção espanhola da Society for News Design, elegeu os portugueses “i” e “Jornal de Leiria” e o “Ara”, de Barcelona, como os jornais impressos com o melhor design. “Magazine”, publicação dominical do “El Mundo”, foi considerada a melhor revista.

Além do "P3", o “Público” foi ainda distinguido com mais três prémios. A saber: a melhor capa de revista do ano (a capa da "2", publicada a 18 de Junho deste ano, sobre a crise grega), melhor grafismo na categoria “suplementos completos” e o melhor grafismo para iPad, dois prémios obtidos pelo "ípsilon".

O "PÚBLICO" recebeu, igualmente, uma medalha de prata pela infografia "Do mar ao prato:a viagem do bacalhau" (categoria Infografia e Multimedia/Especial) e duas menções honrosas atraibuídas à "Fugas", (Suplemento Completo), e à "2" (Melhor Capa do Ano/Revistas).

Estes prémios, salienta a organização, foram criados para “impulsionar a qualidade do jornalismo visual em Espanha e em Portugal” e para reconhcer as boas práticas jornalísticas. O concurso deste ano registou um recorde de participações.

No total, foram mais de 2500 trabalhos apresentados, mais 118 do que na edição anterior, dos quais 236 eram candidaturas "online". A entrega de prémios está marcada para Madrid, em Novembro, durante o congresso ÑH9, ainda sem data definida.

Sugerir correcção
Comentar