Design: cartazes portugueses na final da trienal da Eslováquia

Três designers do Porto são finalistas da Trnava Poster Triennial 2012, na Eslováquia. Cartazes de Sérgio Alves, João Machado e do gabinete R2 Design integram a exposição na cidade de Trnava

O festival Teatrando foi o bilhete para a Eslováquia do jovem designer do Porto Sérgio Alves
Fotogaleria
O festival Teatrando foi o bilhete para a Eslováquia do jovem designer do Porto Sérgio Alves
 R2 Design
Fotogaleria
R2 Design
O cartaz do Cinanima 2011 é um dos cinco que João Machado apresenta na Eslováquia João Machado
Fotogaleria
O cartaz do Cinanima 2011 é um dos cinco que João Machado apresenta na Eslováquia João Machado

Estão em fases distintas de carreira e vão representar Portugal num dos mais prestigiados eventos dedicados a posters, a Trnava Poster Triennial 2012, na Eslováquia. Sérgio Alves, João Machado e o estúdio R2 Design apresentam, no total, 10 cartazes a concurso. Os trabalhos portugueses, exclusivamente portuenses, fazem parte da lista de 445 finalistas que integram a exposição da trienal, inaugurada a 9 de Novembro.

Sérgio Alves, de 23 anos, submeteu a concurso o cartaz “Teatrando 2011”, desenhado para a primeira edição de um festival internacional de teatro escolar organizado por um grupo de escolas de Valongo. A peça, em que Sérgio contou com a colaboração de Diogo Dias, foi “praticamente toda trabalhada manualmente, recorrendo a técnicas de digitalização e às suas capacidades de distorção sempre que a mão humana o potencia”.

O jovem designer do Porto venceu, no início de 2012, um outro prémio dedicado a este “objecto-fetiche” do design visual, como gosta de lhe chamar: o Graphis Gold Award, na categoria Poster Annual 2012. “Este tipo de distinção não tem impacto directo no trabalho. Já a nível pessoal é o reconhecer de um trabalho, a prova real de que é bom”, refere Sérgio que, possivelmente, não vai conseguir “viajar com o cartaz até à Eslováquia”.

“Muitas vezes recebemos mal ou nem recebemos e nem sequer somos bem entendidos pelos clientes”, desabafa o designer responsável pela remodelação gráfica do Jornal Universitário do Porto (JUP). E é fácil ser-se designer em início de carreira na cidade? “Nota-se que existe um Porto muito vibrante em termos de design. Em Lisboa há clientes maiores, cá é um meio mais caseiro mas há, também, uma maior aproximação do cliente ao nível de discussão do projecto”, justifica.

Repetentes na Eslováquia

Já o estúdio R2 Design, de Artur Rebelo e Lizá Defossez Ramalho, é repetente nesta trienal. Participaram nas últimas três edições (2000, 2003 e 2009) e na última venceram o prémio Icograda, que reconhece “carreiras extraordinárias”. Este ano, o R2 Design candidatou quatro projectos — e apenas um foi realizado para Portugal.

Em Trnava vão estar os posters que Artur e Lizá criaram para um evento em Milão, o STOP, para a Exposição Internacional de Cartazes de 2009 de Atenas, para o “Them-and-Us”, uma iniciativa da Aministia Internacional que fomentava o envolvimento entre designers europeus e africanos ("Reason and Madness") e, por último, para a Experimenta Design 2011, no âmbito de uma exposição que o próprio estúdio do Porto comissariou, “Redundância”. Em 2011, o R2 Design recebeu o galardão “Premier”, atribuído pela International Society of Typographic Design, pelo projecto desenvolvido na Casa do Conto, no Porto.

Também o escultor João Machado repete presença na Trnava Poster Triennial, pela quinta vez, com cinco obras em exposição. Os cartazes do Cinanima 2011 e Paixões são os únicos realizados para o mercado português. Os restantes foram feitos para o Japão, no âmbito da comemoração do Ano Internacional das Florestas (2011) e uma série intitulada “Water For Life”.

No início de 2012, João Machado venceu o Graphis Gold Award na categoria “Books”, com um livro sobre selos que desenhou para a editora Caleidoscópio. Do currículo de Machado fazem ainda parte o Prémio de Excelência Icograda 1999 e o Aziago International Award 2004.

A Trnava Poster Triennial 2012 realizou-se pela primeira vez em 1991 e conta já oito edições. Em 2012, recebeu a submissão de 1240 cartazes de 30 países diferentes. Os 445 trabalhos finalistas vão estar expostos de 9 de Novembro de 2012 a 3 de Fevereiro de 2013, no Centre for Contemporaru Art, naquela cidade eslovaca. Os vencedores e a atribuição de prémios especiais vão ser anunciados na cerimónia de abertura, no Ján Palarik Theatre.

Sugerir correcção
Comentar