CGTP protesta à tarde à porta de Passos Coelho

A CGTP marcou para esta quinta-feira uma concentração em São Bento, contra as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo.
A decisão foi tomada na quarta-feira pelo Conselho Nacional da CGTP em reacção às medidas de austeridade anunciadas pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, apelou, em conferência de imprensa, aos trabalhadores e à população do distrito de Lisboa para participarem na concentração que se realizará ao final da tarde (18h) junto à residência oficial do primeiro-ministro.

Entre as medidas anunciadas pelo Executivo, Gaspar indicou que será reposto um subsídio aos funcionários públicos e 1,1 subsídios aos pensionistas e reformados, sendo esta reposição compensada nas contas do Estado com aumentos de impostos.

Entre os aumentos de impostos está, por exemplo, uma sobretaxa extraordinária de IRS, em 2013, à semelhança do que aconteceu em 2011 (com o corte de metade do valor do subsídio de Natal acima do ordenado mínimo nacional), e ainda um aumento efectivo do IRS através da redução de escalões.

O número de escalões de IRS passa de oito para cinco, aumentando assim a taxa efectiva de IRS, e introduz ainda uma sobretaxa de 4 pontos percentuais sobre os rendimentos auferidos em 2013.

O Governo vai também aumentar o IRC, através de uma subida da derrama estadual, que passa a aplicar-se para lucros superiores a 7,5 milhões de euros, e limita os benefícios fiscais às empresas que se financiam por dívida.

De acordo com o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, durante a apresentação das alternativas à mudança na Taxa Social Única, serão tomadas medidas de alargamento da base incidência do imposto sobre as empresas.

Sugerir correcção
Comentar