Sá Pinto inventou e o poço para o Sporting parece não ter fundo

Foto
Foto: Bernadett Szabo/Reuters

Quando Kristin Jakobsson apitou para o fim do jogo, Marco Caneira foi confortar Sá Pinto, parecendo querer pedir desculpa ao ex-companheiro no Sporting. O defesa, um dos indiscutíveis do Videoton, tinha acabado de contribuir para uma das mais humilhantes derrotas (3-0) de uma equipa portuguesa nos últimos anos nas competições europeias. Frente a um adversário recheado de limitações, Sá Pinto inventou e o poço para este Sporting parece não ter fundo.

Cinco dias depois de mais uma confrangedora exibição e a quatro dias de uma temível visita ao Estádio do Dragão, Sá Pinto foi para a Liga Europa brincar com o fogo. Com a nação sportinguista em ebulição e carente de resultados positivos, o treinador revolucionou o “onze”, deixou de fora os principais trunfos e baralhou ainda mais uma equipa que está perdida desde o início da época. Quando muitos sportinguistas já acreditavam que pior era impossível, surgiu em Székesfehérvár um Sporting que dificilmente conseguiria ganhar ao Desportivo de Chelas.

O Videoton é uma equipa da segunda ou terceira divisão do futebol europeu. Os húngaros, treinados por Paulo Sousa, estão a sete pontos do primeiro lugar no modesto campeonato magiar, foram derrotados por 3-0 na primeira jornada da Liga Europa pelo Genk e até atravessavam a pior fase da temporada: quatro jogos sem vitórias. Mas, ao contrário de Sá Pinto, Paulo Sousa tinha o jogo bem preparado. Conhecedor do mau momento dos “leões” e sabendo das debilidades da sua equipa, o treinador do Videoton ofereceu a bola aos sportinguistas e esperou que caíssem no engodo para contra-atacar.

Com Capel, Carrillo e Elias em Lisboa, Cédric, Schaars e Wolfswinkel no banco e algumas adaptações (Gelson jogou a defesa direito e Viola confirmou que não é ponta-de-lança), Sá Pinto iniciou o jogo em 4x3x3, mas escolheu um meio-campo macio. Rinaudo voltou a ser escolhido para a posição “6” e à sua frente jogaram André Martins e Izmailov.

O trio acabou por ter o protagonismo nos primeiros 10 minutos. Com o Videoton aparentemente desinteressado do jogo, o Sporting iniciou a partida com muita posse de bola, mas o controlo era inconsequente. E a monotonia em Székesfehérvár foi quebrada aos 15’. Na primeira vez que construiu um contra-ataque, o Videoton ganhou um canto e chegou ao golo: Nikolic rematou de cabeça, Patrício defendeu para a frente e Vinicius empurrou para a baliza. Era o início do fim do Sporting.

Paulo Sousa tinha avisado: “Se formos os primeiros a marcar, aviso que seremos muito difíceis de travar.” E o português acertou. Em vantagem, o Videoton ficou ainda mais confortável para fazer o jogo de espera e a intranquilidade sportinguista disparou. Aos 17’, perante a incapacidade “leonina” para entrar na área húngara, Rojo tentou a sorte do meio da rua, mas Bozovic defendeu de forma atrapalhada para canto. Quatro minutos depois, no terceiro contra-ataque magiar, chegou o 2-0: arrancada de Nikolic, centro de Balufo e Filipe Oliveira, mal marcado por Gelson, marcou de cabeça. A resposta de Sá Pinto ao descalabro da sua equipa surgiu aos 30’, com a troca de Rinaudo por Wolfswinkel. O Sporting passava a jogar em 4x4x2 e até podia ter reentrado na discussão do jogo cinco minutos depois, mas Viola falhou de cabeça um golo fácil.

Menos de um minuto depois, Boulahrouz deu o golpe final nos “leões” numa jogada digna de um campeonato regional: pontapé de baliza para o Videoton, um húngaro desvia de cabeça a meio-campo e a bola sobra para o holandês que, de forma displicente, assiste Nikolic. O avançado agradeceu e o impensável acontecia: o Sporting perdia por 3-0.

Com a equipa KO, Sá Pinto trocou ao intervalo Labyad por Schaars. Com a entrada do holandês, Izmailov passou para o flanco e o Sporting evoluiu do paupérrimo para o sofrível. Os “leões” ainda conseguiram criar várias oportunidades para reduzir, mas a inépcia dos avançados sportinguistas e o esforço húngaro manteve o zero do lado do Sporting. Um castigo merecido para uma equipa em crise profunda, que ocupa um humilhante último lugar no fraquíssimo Grupo G.

Notícia actualizada às 21h29
Sugerir correcção
Comentar