Insensíveis, filme de co-produção portuguesa, vence Meliès de Prata em Estrasburgo

Foto
Insensíveis de Juan Carlos Medina será mostrado neste mês no Festival de Sitges DR

A primeira longa-metragem de Juan Carlos Medina, Insensíveis, co-produzida pela portuguesa Fado Filmes venceu no fim-de-semana passado o Meliès de Prata, para Melhor Filme Fantástico Europeu no Festival de Cinema de Estrasburgo, em França.

A vitória no festival de cinema em Estrasburgo deu a Insensíveis a possibilidade de vencer o Meliès de Ouro no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, o Sitges 2012. Mostrado a 5 de Outubro, depois da prata, o filme anseia agora pelo ouro. Luiso Berdejo (autor do aclamado filme de terror, REC) assina o guião juntamente com Juan Carlos Medina, realizador do filme espanhol.

Insensíveis teve a sua estreia mundial no Festival de Toronto e mereceu boas apreciações por parte da crítica especializada, a Variety assinalou a “mestria considerável” de Medina e o Hollywood Reporter descreveu-o como “um talento a acompanhar”.

O primeiro filme de Juan Carlos Medina conta a história de David que inicia uma busca pelos pais biológicos quando é confrontado com a inevitabilidade de um transplante de medula óssea. O neurocirurgião descobre que a sua história familiar colide com um facto histórico ocultado de todos – durante a Guerra Civil Espanhola, um grupo de crianças nasceu com uma particularidade incomum, eram insensíveis à dor física.

O filme é uma co-produção luso-franco-espanhola de Luís Galvão Teles e a Fado Filmes com Les Films d’Antoine e Tobina Film (França), Roxbury Pictures, A Contracorriente Films e tem a colaboração da Televisão da Catalunha (Espanha), contando com a participação portuguesa de Pedro Ribeiro na montagem e de Branko Neskov nas misturas de som.

Juan Carlos Mediana especializou-se em Guionismo pela Sorbonne realizou vídeos de música para a BBC e foi autor e realizador de duas curtas-metragens, Rage (2001) e Mauvais jour (2003).

O Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha decorre de 4 a 14 de Outubro. Insensíveis tem estreia prevista em Portugal no primeiro trimestre de 2013.

Sugerir correcção
Comentar