Dia Mundial da Arquitectura celebra-se sob o tema da mudança urbana

Exposições, conferências, visitas guiadas. O programa do Dia Mundial da Arquitectura tem programas em todo o país

Foto
r o g e l l e x/ Flickr

O Dia Mundial da Arquitectura vai ser celebrado a partir de segunda-feira, 1 de Outubro, sob o tema “Os Arquitectos Mudam a Cidade”, com conferências, exposições e visitas guiadas organizadas pela Ordem dos Arquitectos (OA).

De acordo com o programa das celebrações, a que a agência Lusa teve acesso, à semelhança do ano passado, a abertura oficial está marcada para decorrer em Matosinhos, mas terá iniciativas de Norte a Sul do país, ao longo do mês de Outubro.

Na segunda-feira, a sessão oficial inclui o lançamento da 8.ª edição do Prémio Távora, no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, seguida de uma conferência do vencedor da 7.ª edição, Paulo Moreira, que irá apresentar, às 22:00, o trabalho premiado, “Luanda por terra, água e ar”.

O Prémio Fernando Távora de Arquitectura é organizado pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, responsável pelo seu lançamento, em 2005, e actualmente realizado em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Associação Casa da Arquitectura (ACA).

Arquitectos que mudam as cidades

“Os Arquitectos Mudam a Cidade” foi o tema escolhido pela União Internacional de Arquitectos (UIA) para celebrar o Dia Mundial da Arquitectura 2012, uma escolha que se prende com o movimento iniciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a campanha urbana mundial denominada “Melhor cidade, mais qualidade de vida”.

A OA pretende, nesta data, aderir à campanha “I’m a city changer” (“Sou um agente de mudança na cidade”, em tradução livre), realizada pela ONU-Habitat e para “insistir na urgência de uma Política Pública de Arquitectura em Portugal, enquanto instrumento fundamental para a melhoria e sustentabilidade do ambiente construído das cidades e do território”.

Em Lisboa, no dia 3 de Outubro, é inaugurada a exposição “Em busca da Arquitectura do séc. 20”, no Edifício Atrium Saldanha, às 18:00, e ficará patente até 14 de Outubro, e, no dia seguinte, é inaugurada a exposição “A tua casa - José Adrião Arquitetos”, que irá ficar patente até 29 de Outubro na sede da OA, na Travessa do Carvalho.

No dia 26 de Outubro vai ser inaugurada a exposição “Eduardo Souto de Moura Concursos 1977-2011”, que permanecerá na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, até 13 de Novembro. A sessão de encerramento das celebrações da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, está marcada para dia 29, também na sede, com a atribuição de títulos de membros honorários a alguns arquitectos.

Sugerir correcção
Comentar