O "alfaiate de bicicletas" de Ílhavo já tem encomendas do estrangeiro

Noca Ramos, um designer da Gafanha da Nazaré, Ílhavo, projecta e produz bicicletas personalizadas, tal qual um artista produz uma obra de arte. E garante que se apaixona por cada uma delas

O que pode acontecer quando se nutre uma paixão especial pelas bicicletas e um gosto particular pelo design? O designer Dinis Ramos, que vive na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, inventou uma resposta para esta pergunta. As bicicletas que começou a produzir há cerca de três anos, veículos feitos por medida e personalizados, como um fato de alfaiate, estão a conquistar clientes em Portugal e no estrangeiro.

Dinis Ramos começou por fazer bicicletas para si próprio. Mas não tardou a descobrir que o trabalho saído da sua garagem tinha potencial para chegar mais longe. Começou a receber encomendas de vários pontos do país e do estrangeiro e até já teve de recusar algumas, uma vez que faz questão de "produzir uma bicicleta de cada vez". "Cada bike é única e eu tenho de me apaixonar pelo projecto da bicicleta", comenta. A afirmação até pode parecer um exagero, mas bastam alguns minutos de conversa com Dinis Ramos - mais conhecido no meio por "Noca" - para se perceber que é genuína.

Conta que é a pedalar que se inspira para os vários projectos que desenvolve enquanto designer. A sua relação umbilical com os veículos de duas rodas surge de forma natural, ou não fosse a Gafanha da Nazaré uma terra onde a bicicleta é, desde sempre, um meio de transporte há muito utilizado pela população.

Noca Ramos sempre sentiu um enorme prazer em pedalar, mas, quando colocou os pés nos pedais da primeira bicicleta que projectou e produziu, a satisfação foi "mil vezes maior". Nas primeiras bicicletas que produziu, focou-se mais na personalização dos quadros e no acrescentar de componentes escolhidos a dedo. Mas isso não lhe chegava. Começou, então, a estudar geometrias de quadros. "Quando dei por mim, estava a escolher tubos para dar corpo a uma geometria que tinha definido", conta o designer, de 37 anos, licenciado pela Universidade de Aveiro. Rapidamente, começou a partilhar o resultado nas redes sociais e em sites e blogues internacionais dedicados aos aficcionados das bicicletas e o fruto do seu trabalho acabou por merecer um interesse surpreendente. "Começou a despertar curiosidade, com vários amigos a pedir-me para lhes fazer uma bike a seu gosto". Noca Ramos aceitou o desafio, mas com algumas condições: "No fundo, eu tenho também que gostar da ideia que me mostram. Só assim é que me consigo apaixonar pelo projecto e trabalho nele".

Peças escolhidas a dedo

Todas as peças e componentes das bicicletas que saem da oficina caseira de Noca Ramos, instalada na garagem da casa dos pais, são escolhidas a dedo. E os tubos de aço e de alumínio que formam os quadros dos veículos são soldados pelo mestre Valdemiro, um dos últimos construtores de bicicletas de Ovar, a quem o designer tem confiado essa parte fundamental do trabalho. "Curiosamente, andei à procura em vários países de alguém que pudesse fabricar estas peças e acabei por encontrar este senhor aqui bem perto", observa.

Depois de ter as peças todas, Noca Ramos "enclausura-se" na oficina para dar corpo às suas bicicletas, que, quando completas, são absolutamente originais. Até as tintas são criadas por adição gota a gota, de modo a atingirem uma tonalidade irrepetível. E o toque personalizado lá está à vista, tanto na cor escolhida, como nos pormenores decorativos acrescentados. "Podem dizer respeito a uma música de que a pessoa gosta muito, a algo que a marcou na vida", especifica o designer. A originalidade não se fica pelas bicicletas. É também a imagem de marca da linha de t-shirts que o designer criou a pensar na indumentária dos ciclistas - e já há muitos vestidos com elas pelo mundo fora - e que lhe permitem materializar, no tecido, outra paixão: o desenho.

As encomendas de bicicletas personalizadas, com a assinatura de Noca Ramos, chegam de Portugal e também de Nova Iorque, Barcelona e Bilbau - cidades onde a relação com as bicicletas é intensa -, na certeza de que nem todas poderão ser atendidas, uma vez que Noca Ramos faz questão de só produzir uma bike de cada vez. Nestes três anos, produziu apenas uma dezena, e não parece muito interessado em aumentar esse número. "Dificilmente. Para isso, teria de contratar outras pessoas e remeter-me apenas a um papel de coordenador, e não é isso que quero", confessa. Ao mesmo tempo, sublinha que a verdadeira essência do seu trabalho está na ligação pessoal que consegue estabelecer com cada projecto.

Para já, prefere manter este carácter artesanal e personalizado do seu serviço, recorrendo às peças do mestre Valdemiro e da empresa lisbonense RodaGira. O preço final de cada peça única que Noca Ramos produz "varia de caso para caso". E "adapta-se ao orçamento da pessoa", limita-se a acrescentar.

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