Sporting aponta à UEFA um "erro irreparável" e quer recuperar o bom nome

Foto
Godinho Lopes Foto: Pedro Cunha

O Sporting considera que a UEFA cometeu um "erro irreparável" quando incluiu o clube português numa lista de devedores, no passado dia 11 de Setembro, e encara a possibilidade de recorrer a todas as vias necessárias para recuperar o seu bom nome, confirmou ao PÚBLICO o presidente, Godinho Lopes.

O clube de Alvalade não nega ter tido pequenas situações por regularizar, a saber: um ligeiro atraso na liquidação dos vencimentos, nos pagamentos à Segurança Social e ainda a três clubes credores (um deles ainda referente à contratação, por outra administração, do central Torsiglieri), que, no caso destes últimos, não atingiam um milhão de euros. Qualquer uma das situações terá ficado, de resto, regularizada a 14 Julho.

E não aconteceu antes, ainda segundo o presidente leonino, por ter sido a própria UEFA a informar os clubes de que o limite para o efectuar seria o dia 14 de Outubro, data da próxima verificação a que serão sujeitos os clubes que disputam as provas europeias. O Sporting não entende, por isso, os intuitos da divulgação de uma lista de credores em que se misturam situações "não comparáveis". Até porque os dados são enviados pelos próprios clubes e não há ainda nenhum organismo que regule e controle a veracidade das informações financeiras prestadas à UEFA. Clubes faltosos que, eventualmente, não o tenham assumido ficaram, por isso, de fora da listagem. Para além disso, nunca se colocou a possibilidade de a UEFA cativar receitas ao Sporting, até porque os prémios só serão pagos em Outubro.

O Sporting, de resto, não terá sido a única entidade a ficar incomodada com a situação. Logo após a divulgação pública da "lista negra", a Liga de clubes terá enviado uma carta à UEFA a protestar pela iniciativa, com a curiosidade de a mesma só ter sido divulgada posteriormente ao clube de Alvalade pelo presidente Mário Figueiredo. E o PÚBLICO sabe que não caiu bem em Alvalade a circunstância de a Federação só ter aceitado intervir no processo depois de pressionada pelo Sporting, que, mal a questão foi espoletada, enviou cartas de protesto à FPF e à UEFA, que ainda não reagiu. Os responsáveis leoninos têm ainda na memória a rapidez com que o presidente da FPF patrocinou um encontro de Luís Filipe Vieira na Alemanha para tentar atenuar as consequências do "caso Luisão". No entanto, está previsto para amanhã um encontro de Godinho Lopes com uma alta patente da UEFA, que estará ser patrocinado pelo líder da FPF, Fernando Gomes.

O Sporting considera que foi lesado na sua imagem pública e junto de potenciais investidores tanto na SAD como na marca Sporting (Academia). Segundo Godinho Lopes, "há milhares de euros" envolvidos em diversas negociações, algumas das quais já terão visto o seu fecho protelado no tempo em resultado de todo este processo. As notícias surgidas terão ainda criado desconfiança junto de diversos credores e alguns terão mesmo reclamado os pagamentos antes dos prazos estabelecidos.

Junto da UEFA, o Sporting pretenderá agora obter algo que lhe permita retirar todas as dúvidas quanto ao seu bom nome. E garantir que uma situação similar não se repita.

Sugerir correcção
Comentar