Cerca de 10 mil pessoas podem ser chamadas para operações de ajuda humanitária em todo o mundo Baz Ratner/Reuters
Foto
Cerca de 10 mil pessoas podem ser chamadas para operações de ajuda humanitária em todo o mundo Baz Ratner/Reuters

És europeu? Tens mais de 18 anos? Podes ser voluntário da União Europeia

Projecto visa formar um corpo de voluntários da União Europeia no terreno a partir de 2014. Candidatos podem ajudar em operações de ajuda humanitária, mas também a partir do computador de casa

A Comissão Europeia apresentou esta quarta-feira a iniciativa de um corpo de voluntários humanitários da União Europeia, uma iniciativa prevista no Tratado de Lisboa, e que deverá colocar no terreno cerca de 10 mil pessoas entre 2014 e 2020.

De acordo com o projecto divulgado por Bruxelas, todos os cidadãos europeus com idade superior a 18 anos podem candidatar-se à função de voluntário ao serviço da ajuda humanitária da UE, estimando a Comissão que cerca de 10 mil pessoas possam ser chamadas para operações de ajuda humanitária em todo o mundo entre 2014 e 2020, sublinhando que apenas os candidatos bem preparados podem ser mobilizados.

Os voluntários serão formados em acções colectivas no seio de grupos multinacionais e poderão residir vários meses num outro país europeu para aí efectuarem a sua aprendizagem, antes de serem enviados para o terreno. A iniciativa terá um orçamento de 239 milhões de euros, afectado a um vasto programa de formação (58 milhões), ao envio de voluntários (137 milhões), ao reforço das capacidades das populações afectadas por catástrofes (35 milhões) e a actividades de apoio.

O dispositivo prevê igualmente a formação de 7.000 trabalhadores e voluntários locais de organizações instaladas nos países afectados por catástrofes, e um balcão de voluntariado em linha deverá permitir a que mais 10 mil pessoas assistam os voluntários ao serviço da ajuda humanitária da UE em tarefas que possam ser desempenhadas a partir de casa, através de um computador.

Artigo actualizado às 15h32. 

Foram acrescentados links.