Fotogaleria
A aplicação é gratuita e, em breve, vai estar disponível para smartphones com sistema operativo Android
Fotogaleria
Brendan Ciecko tem 24 anos e é viciado em viagens

Fontly: nova aplicação constrói mapa tipográfico

Brendan Ciecko quer criar um arquivo digital com a ajuda de pessoas de todo o mundo. A aplicação Fontly é gratuita e já tem mais de 800 registos fotográficos

Quando viajou pela Europa, há mais de um ano, Brendan Ciecko teve a ideia de criar uma aplicação para smartphone que possibilitasse o registo e a partilha de elementos tipográficos vintage.

“Enquanto explorava várias cidades, apercebi-me que esses símbolos e instantes de tipografia oferecem uma narrativa sobre a identidade dos sítios”, contou Brendan ao P3. Ao regressar aos Estados Unidos, decidiu pôr a ideia em prática.

“Acredito que é importante documentar estes aspectos visuais da nossa herança cultural e essa é uma das missões da aplicação”, explica o jovem norte-americano. Brendan Ciecko é o fundador e o director criativo da Ten Minute Media, empresa de design criativo, marketing e "branding" que trabalha com a Warner e a Universal.

PÚBLICO -
Foto
No site da aplicação é possível fazer pesquisa por país ou cidade

O funcionamento da aplicação Fontly é simples e qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode utilizá-la e colaborar: é só fotografar um letreiro, uma placa ou simplesmente letras que decoram a paisagem das cidades e localizar a fotografia num mapa. 

“Viciado em viagens”, Brendan, nascido em Massachusetts, preocupa-se com a preservação da arquitectura e da tipografia. A história dos locais e das comunidades também pode, para o jovem, ser contada através destes elementos que estão, frequentemente, em risco de desaparecer.

“Os nossos utilizadores estão a fotografar os símbolos-fantasma do mundo, ‘lettering’ em chapa, arquitectural, em neon ou pintado à mão, entre outras maravilhas tipográficas. Estão a ajudar a destacar e preservar esta parte inestimável da nossa herança visual”, defende.

Fontly está disponível para download gratuito na AppStore desde fins de Agosto e Brendan, de 24 anos, garante que o arquivo digital de tipografia está “a crescer rapidamente a cada dia que passa”.

“A comunidade de design tem sido extremamente positiva e entusiástica com a Fontly”, confessa. Para ter uma visão global do fenómeno tipográfico basta visitar a página da aplicação, onde é possível pesquisar por cidade ou país para ver os registos mais próximos.

A versão para Android estará brevemente disponível.