Miguel Gomes será homenageado no festival de Turim

Foto
Miguel Gomes será homenageado no final de Novembro Dario Cruz

O realizador português Miguel Gomes vai estar em Novembro no Festival de Cinema de Turim, em Itália, onde será homenageado e mostrará toda a obra cinematográfica, informou a agência de notícias italiana Ansa.

A 30ª edição do Festival de Cinema de Turim decorrerá de 23 de Novembro a 1 de Dezembro em Itália.

De acordo com a agência de notícias, “depois do sucesso na Berlinale [festival de cinema de Berlim], com o seu último filme ‘Tabu’, Gomes estará no festival de Turim para a apresentação integral da sua obra, das curtas às longas-metragens”.

A sessão incluirá, por exemplo, “A cara que mereces” e “Aquele Querido Mês de Agosto” e as curtas “Inventário de Natal” e “Kalkitos”.

O mais recente filme, “Tabu” recebeu em Fevereiro os prémios da crítica e de inovação no festival de Berlim, está pré-seleccionado para os Prémios Europeus de Cinema e é candidato ao Prémio LUX de Cinema Europeu 2012, atribuído pelo Parlamento Europeu.

Em Março, foi premiado no Festival de Las Palmas, em Espanha, e em Agosto no festival Avvantua, na Croácia.

O filme “Tabu” é uma co-produção entre Portugal, França, Alemanha e Brasil, um filme sobre a memória e sobre o passado.

Miguel Gomes relata a história de Aurora (Laura Soveral/Ana Moreira) em duas partes distintas: Com a protagonista em fim de vida e, em “flashback”, enquanto jovem em África, casada, e que trai o marido, acabando tudo em tragédia.

O filme é inteiramente a preto e branco e, na segunda parte, os actores não falam, ouvindo-se apenas o narrador e a banda sonora, em jeito de homenagem de Miguel Gomes ao cinema mudo.

Além de Ana Moreira e Laura Soveral, o filme conta, por exemplo, com Teresa Madruga e Carlotto Cota.

“Seremos uns sortudos se todos os anos estrear um filme como ‘Tabu’: É um filme que conhece o cinema por dentro e por fora e usa-o para fazer magia pura”, escreveu na semana passada o jornal The Telegraph a propósito da estreia de “Tabu” no Reino Unido.

O filme estreará ainda este ano no Canadá e Estados Unidos

Sugerir correcção
Comentar