Green Project Awards distinguem hotelaria, energia e investigação

Foto
A SPV foi distinguida campanha Reciclar é Dar e Receber Nelson Garrido

A 5ª edição dos Green Project Awards distinguiu nesta quarta-feira 14 projectos, premiando desempenhos sustentáveis nos sectores hoteleiro, energético, tecnológico, da investigação ou da sensibilização para a reciclagem.

Na cerimónia de entrega dos prémios Green Project Awards - promovidos pela Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus e grupo GCI –, na Culturgest, em Lisboa, a Areias do Seixo Empreendimentos Hoteleiros foi distinguida na categoria agricultura, mar e turismo por causa do Areias do Seixo Charm Hotel. Os organizadores dos prémios consideram que esta é uma unidade de baixa densidade, com reduzido índice de ocupação do solo, desenvolvida com “forte consciência ambiental”.

Na categoria Campanha de Mobilização Sic Notícias, a Sociedade Ponto Verde (SPV) recebeu um prémio pela campanha Reciclar é Dar e Receber. A SPV quis compensar os jovens pelo papel desempenhado na divulgação das mensagens relacionadas com a importância da reciclagem e, por cada tonelada de embalagens usadas de vidro colocadas no ecoponto verde em 2011, doou um euro, tendo conseguido equipar 30 salas de estudo em instituições de solidariedade social, chegando a mil crianças.

O prémio na área da Investigação e Desenvolvimento foi atribuído ao centro de investigação de materiais CENIMAT, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pelo projecto “Tecnologia verde de baixo custo para testes de diagnóstico: Lab-on-Paper”. Este desenvolveu testes de diagnóstico em papel que, além de serem mais baratos, têm como material de base o papel, acessível em todo o mundo e compatível com a maioria dos testes clínicos.

A Compta Emerging Business foi distinguida na área da Tecnologia da Informação, mais especificamente, pelo projecto EZWaste , de gestão da recolha de lixo, com uma solução que permite reduzir custos operacionais.

Na categoria Produto e Serviço, o júri escolheu a ISA - Intelligent Sensing Anywhere, pelo Cloogy, que permite ao utilizador, através de interfaces (telemóveis, tablets, site web, display), acompanhar os consumos da sua casa para optimizar os gastos de energia. A Spheraa Produção de Energia também foi distinguida naquela categoria. Esta produziu a Turbina de Energia Renovável em Sistema de Abastecimento (TERESA), que permite a produção de energia para consumo nas próprias instalações de abastecimento e já tem 85 quilowatts de potência instalada, podendo produzir energia suficiente para fornecer uma aldeia com cerca de 150 habitações médias.

Foram atribuídas sete menções honrosas a projectos da Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, Câmara Municipal de Lisboa, Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, Modelo Continente Hipermercados, Rodoviária de Lisboa, Simtejo e Universidade Fernando Pessoa da Universidade do Minho.

Foi também entregue, pela primeira vez, o “Prémio Especial SPV - Melhor obra original na área do ambiente”, uma iniciativa da Sociedade Ponto Verde (SPV) com a editora Princípia, que distinguiu o trabalho de investigação “Bem Público - Valor Público. A Educação para os valores ambientais no Museu da Água da EPAL”, de Margarida Ramos.

A 5.ª edição do Green Project Awards recebeu 200 candidaturas, em sete categorias, quatro das quais novas. Trinta projectos chegaram à fase final.

Em cinco edições, o Green Project Awards, uma parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e com a Quercus, distinguiu mais de 40 casos de sucesso e de promoção de boas práticas de sustentabilidade em Portugal, envolvendo empresas, autarquias, universidades e organizações públicas e privadas.

Na edição de 2013, os prémios vão chegar a Cabo Verde, depois de já ter chegado ao Brasil este ano, anunciou a organização. A próxima edição terá ainda uma nova categoria, Iniciativa Jovem, para distinguir a Associação de Estudantes com o melhor projecto de Escola Sustentável.

Sugerir correcção
Comentar