Universidade de Coimbra é a melhor classificada em Portugal

Num universo de 500 universidades, a Universidade de Coimbra aparece na 385ª posição. Reitor adverte para "inevitabilidade" das universidades portuguesas regridirem

Foto
A UC surge ainda neste ranking de 2012 com uma subida de nove lugares face a 2011 Sergio Azenha

A Universidade de Coimbra (UC) foi classificada como a melhor em Portugal ao surgir na 385ª posição, num universo de 500, de um ranking britânico que avalia as universidades do mundo inteiro.

Esta classificação relativa ao ano de 2012 significa uma subida de nove lugares em relação a 2011 neste ranking anual intitulado “Quacquarelli Symonds Limited - University World Rankings (QS)”, divulgado esta terça-feira.

O vice-reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, responsável pela área da investigação, apontou à agência Lusa como razão cimeira para esta posição de melhor universidade portuguesa neste ranking a sua “história” (é a mais antiga no país), a sua “aposta na internacionalização” bem como o “prestígio da sua investigação”.

Forte aposta na internacionalização

“Somos uma universidade equilibrada, com uma forte aposta na internacionalização, temos uma história longa e, sendo isso muito importante, um equilíbrio sólido entre todas as áreas, o que corresponde a alguns dos requisitos mais salientes para a formação deste prestigiado ranking”, da “Quacquarelli Symonds Limited - University World Rankings, sublinhou Amílcar Falcão.

A UC surge ainda neste ranking de 2012 com uma subida de nove lugares face a 2011, o que o vice-reitor Amílcar Falcão sublinha que foi conseguido “apesar dos cortes no ensino superior”, com a ambição demonstrada nos últimos 10 anos em progredir na internacionalização, no rejuvenescimento e na investigação.

Mas Amílcar Falcão adverte para a “inevitabilidade” de as universidades portuguesas virem a “regredir neste e noutros rankings” com os progressivos cortes no financiamento do ensino superior em Portugal. “Mas não se pode negar que resistimos de forma notável a esses cortes, como o prova esta classificação, em 385º lugar num universo de 500”, apontou o vice-reitor da UC, responsável pela área da investigação.

Nos três primeiros lugares deste ranking aparecem o norte-americano Instituto de Tecnologia do Massachusettes (MIT), a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e a Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos da América.

Sugerir correcção
Comentar