Corte de um salário vai ser permanente para todos

Foto
Aumento das contribuições será "de carácter permanente", diz fonte do Governo Foto: Daniel Rocha

O primeiro-ministro justificou sexta-feira as novas medidas de austeridade como uma resposta à “situação excepcional” de “emergência financeira nacional”, mas tal não significa que sejam provisórias. O Governo assume que o corte de um salário por ano tanto ao sector público e ao privado - pelo aumento das contribuições para a Segurança Social (SS) - tem carácter permanente. E, a haver reposição salarial, começará pela função pública.

Fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro admitiu ao PÚBLICO que a medida de aumento das contribuições para a Segurança Social foi tomada como sendo de “carácter permanente”.”É um instrumento de gestão das finanças públicas e de política económica, o que significa que pode vir a ser alterado no futuro”, salvaguardou.

Passos Coelho anunciou na sexta-feira novas medidas de austeridade para compensar o “chumbo” do Tribunal Constitucional ao corte dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e pensionistas e, ao mesmo tempo, reduzir os custos das empresas, de modo a estimular o emprego.

Leia mais no PÚBLICO deste domingo ou na edição online exclusiva para assinantes
Sugerir correcção
Comentar