Bloggers viajantes partem à descoberta do Porto

Os cerca de 200 participantes na conferência Travel Bloggers Unite, que decorre até quarta-feira, já andam pelo Porto, a tomar notas e a tirar fotografias. E parece que estão a gostar da cidade

Foto
Os turistas fizeram uma visita a alguns locais emblemáticos no primeiro dia da TBU Andy Higgs

Vieram de diversos cantos do mundo e fazem malabarismo com a câmara, o bloco de notas e a caneta. Quase 200 bloggers de viagens visitam o Porto entre 7 e 12 de Setembro, no âmbito da quarta edição da conferência Travel Bloggers Unite (TBU), para conhecer e dar a conhecer nos seus blogues a cidade.

 

A TBU é uma comunidade global de bloggers com sites sobre viagens que se juntam para partilhar e debater experiências. A cidade que acolheu o primeiro encontro foi Manchester (Inglaterra), em Março de 2011, e desde então, o evento já passou por Innsburg (Astrália) e Úmbria (Itália).

Foto
Sempre com o tablet nas mãos, Kerwin Mckenzie tira fotos a todos os cantos da cidade Kerwin Mckenzie

 

A Associação do Turismo do Porto e Norte foi a responsável pela candidatura do Porto para acolher a quarta edição da conferência. A escolha acontece num momento em que a cidade tem recebido um crescente reconhecimento internacional, tendo sido considerada o Melhor Destino Europeu de 2012.

 

Oliver Gradwell, criador da TBU, salienta que o Porto oferece "história, cultura, muitas actividades" e "locais onde se pode comer ou beber", comparando-a a um amor à primeira vista: "olhamos para tudo e sabemos automaticamente que é certo."

 

Porto: o vinho, os azulejos e o contraste

O evento é também uma oportunidade para a partilha de experiências entre bloggers viajantes. Até porque, como destaca Craig Martin, blogger neozelandês de 31 anos, existe "algo estranho" sobre estas pessoas que, com frequência, fazem do site de viagens um trabalho a tempo inteiro: "Às vezes, conhecem-se há cinco anos e nunca se encontraram pessoalmente. Trocam e-mails e tweets, vêem os trabalhos de cada um, mas nunca se sentam para um 'olá' ou para tomar um copo de vinho".

 

Para o encontro, que começou esta sexta-feira, 7 de Setembro, e vai decorrer até dia 12, esperam-se entre 160 a 180 bloggers. A viagem para conhecer o Porto arrancou logo no primeiro dia com uma visita guiada. Kerwin Mckenzie, jamaicano de 47 anos a viver nos EUA, gere vários sites, entre eles, o Travel Blogger 101 (sobre como fazer blogues de viagens) e o Cruisinaltitude (no qual dá dicas para quem quer viajar), não tendo mais nenhum emprego. Já tinha passado por Lisboa, mas do Porto, Kerwin Mckenzie apenas conhecia o vinho. "Estou a achar a cidade fantástica. A visita ao Palácio da Bolsa foi incrível", conta.

 

Com o tablet nas mãos durante todo o percurso, este blogger tira fotos a tudo o que pode. "Uma das coisas que mais gosto de Portugal são os azulejos e eles estão por todo o lado. Podia passar o tempo todo a andar e a olhar para os azulejos", admite, revelando que vai tecer vários elogios à cidade nos seus blogues. "Vale mesmo a pena visitar!"

 

Na Livraria Lello, Craig Martin revela que não sabia que esta livraria era considerada uma das mais belas do mundo. "Mas consigo perceber porquê", refere. O blogger veio com a mulher, Linda Martin, à conferência. Os dois são da Nova Zelândia, mas há seis anos deixaram o seu país para descobrir outros. Nessa altura, criaram o blog Indie Travel Podcast. "É quase como um programa de rádio", explica Craig Martin, contando que é dedicado aos viajantes que gostam de explorar um país sozinhos.

 

Até agora, o único som da cidade que lhes chamou à atenção foi o do trânsito. Mas garantem que, visualmente, o Porto é "muito apelativo", com "praças grandes e abertas" e "pequenos caminhos e galerias, com esculturas ricas e lindas madeiras". "É um local de contrastes", admite Craig Martin, destacando, ainda, que "as pessoas vivem fora de portas, vivem a vida nas cidades, o que é algo muito bom."

 

Entre os turistas, Cezar Dumitru sabia um pouco mais sobre a cidade. "Porto? Vinho! Futebol", responde de imediato, com a câmara fotográfica a balançar no pescoço. Fala ainda das pontes e da antiguidade da cidade. "O ambiente é muito bom, tem uma atmosfera boémia". Este blogger, que criou o site Imperator Travel há três anos, veio da Roménia, onde trabalha na área de marketing, e já esteve em 88 países. Garante que é preciso ter "paixão" para desempenhar o trabalho de blogger viajante.

 

Este sábado, 8 de Setembro, na Alfândega do Porto, vão ser entregues os Travel Bloggy Awards 2012, em 11 categorias. "Estes são os únicos prémios no mundo para bloggers viajantes que são decididos por especialistas", salienta Oliver Gradwell. Até 12 de Setembro, estão ainda previstas conferências sobre marketing, técnicas para melhorar o blogue de viagens, workshops e mais algumas visitas guiadas ao Norte de Portugal.

Sugerir correcção
Comentar