Paulo Bento quer jogar no Luxemburgo como se estivesse no Euro 2012

Foto
Cristiano Ronaldo tem estado no centro das atenções da selecção antes do jogo com o Luxemburgo Foto: Bartosz Jankowski/Reuters

Portugal inicia nesta sexta-feira, no Luxemburgo (19h45, RTP1), a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol, que se vai disputar em 2014, no Brasil. Apesar das fragilidades dos luxemburgueses, o seleccionador nacional Paulo Bento promete uma equipa motivada contra um adversário que vai jogar com "uma densidade defensiva muito elevada". Cristiano Ronaldo, que quinta-feira já se treinou sem limitações, vai ser titular.

Com (maus) exemplos recentes na memória, como o empate caseiro contra Chipre no arranque para o apuramento para o Euro 2012, Bento pretende que a selecção inicie a caminhada para o Mundial 2014 com a mesma atitude demonstrada há três meses no Campeonato da Europa. "Não acredito que, depois da prestação que tivemos no Europeu, não haja motivação para começar bem a qualificação para o Mundial. Por isso, tenho a certeza de que iremos entrar em campo como se estivéssemos no Euro 2012", referiu na conferência de imprensa de antevisão da partida. Se isso não acontecer, afirma que ficará "desiludido", algo que nunca aconteceu desde que assumiu o comando da equipa nacional.

Assumindo sem hesitações o favoritismo, Bento alerta que "ninguém ganha por antecipação" e adverte que "o adversário vai jogar num bloco muito baixo, com densidade defensiva muito elevada". "Vão entregar o domínio do jogo para tentar sair em contra-ataque", acrescentou.

O tema da primeira e última pergunta da conferência de imprensa foi a tristeza de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, mas o seleccionador contornou a curiosidade dos jornalistas: "O problema que [o Cristiano Ronaldo] teve quando chegou, e que foi aquele que tratámos, era de ordem física. Em relação à outra questão, para mim, temas que são do clube são para tratar no clube, temas que são da selecção são para tratar na selecção nacional."

Se não surgir nenhum impedimento de última hora, a equipa inicial para a partida desta noite deverá ser a mesma que iniciou os quatro primeiros encontros do Euro 2012. Em relação ao jogo de preparação contra o Panamá, disputado no mês passado, Rui Patrício recupera o lugar na baliza, enquanto a defesa será praticamente toda nova: apenas Coentrão continua no "onze". No meio-campo, Miguel Veloso vai ocupar o lugar de Hugo Viana, que nem sequer está nos convocados, ao passo que no trio de ataque Postiga deve assumir a posição de jogador mais adiantado da equipa.

Entre os 20 convocados luxemburgueses há apenas três profissionais (Gerson, Mutsch e Joachim) e, nos últimos jogos de preparação, o Luxemburgo foi derrotado pela Geórgia (2-1) e Malta (2-0).

Sugerir correcção
Comentar