Projecto português em que latas são transformadas em máquinas chegou à Áustria

Iniciativa começou em Lisboa, em Abril. Em Agosto, houve latas espalhadas por Viena. Em Outubro, é a vez de Coimbra

Latas na Cidade
Fotogaleria
Latas na Cidade
Latas na Cidade
Fotogaleria
Latas na Cidade

O projecto português Latas na Cidade, em que latas transformadas em máquinas fotográficas são espalhadas em vários locais à espera que alguém nelas pegue e lhes dê uso, chegou este mês a Viena, na Áustria.

“O nosso amigo e colaborador Francisco Falcão, um realizador residente em Viena, apresentou o projecto à plataforma QQ, uma pequena organização que se dedica a criar uma ‘interface’ entre profissionais da área artística e potenciais patrocinadores”, contaram à Lusa os criadores do projecto e responsáveis do atelier lisboeta Imagerie - Casa de Imagens, Magda Fernandes e José Domingos.

O Latas na Cidade foi criado para aguçar a curiosidade para a fotografia pinhole (do inglês ‘pin-hole’) ou estenopeica, que é uma técnica fotográfica sem recurso a lentes. Para captar imagens com esta técnica, é necessário um compartimento estanque à luz, um pequeno orifício (pinhole ou estenopo) e um material fotossensível.

Algumas mudanças

Magda e Domingos explicaram à Lusa que, “apesar de o objectivo final se manter, os responsáveis pela plataforma QQ adaptaram o projecto ao seu público, tornando-o um pouco diferente dos moldes” em que foi realizado em Portugal. “Neste caso, acabaram por escolher anunciar previamente a data, a hora e o local onde se encontrariam as latas e deslocarem-se para serem eles próprios os instigadores ao uso das latas.

O projecto decorreu durante o mês de Agosto e foram postas em circulação cerca de 30 latas”, referiram. O Latas na Cidade arrancou em Abril em Lisboa. Nesse mês, foram espalhadas latas em alguns locais da cidade.

Cada lata tem um autocolante em que, além das frases “Eu não sou uma lata, sou uma câmara fotográfica! Usa-me!”, estão as instruções de utilização, os contactos da Imagerie e um espaço em que os utilizadores podem deixar o nome, o contacto e o título da fotografia.

Em Junho, o projecto passou pelo Barreiro, onde foram espalhadas mais de duas dezenas de latas. O próximo Latas na Cidade, revelaram os responsáveis, decorrerá em Coimbra nos dias 1, 2 e 3 de Outubro, cidade que, a 29 de Setembro, recebe um workshop gratuito de fotografia pinhole, no Teatro Académico Gil Vicente.

Para os meses de Outubro e Novembro, ainda com datas e locais a definir, estão previstas as exposições Latas na Cidade no Barreiro e em Lisboa, onde serão mostrados os resultados dos projectos. Magda e Domingos garantiram ainda estarem em contacto com algumas instituições em Portugal e no estrangeiro para continuarem “a levar esta experiência ao máximo de pessoas possível”.

Sugerir correcção
Comentar