Ateliermob vence prémio Future Cities na Bienal de Veneza

Caso de estudo do bairro PRODAC, em Lisboa, foi um dos três distinguidos. Prémio reconhece trabalho dos moradores, que construíram o bairro há 40 anos, e pode ajudar a conseguir financiamento para a zona sul

Foto
Portugueses receberam o prémio em Veneza, one há uma exposição com os trabalhos que tinham concorrido Michela Del Forno

Os arquitectos do Ateliermob viajaram até Veneza com o discurso firme e o projecto “Working with the 99%” debaixo do braço, como prova da teoria que defendem: a arquitectura deve reposicionar-se como “resposta urgente ao discurso que transmite a ideia de um país adiado e sem futuro”. Na segunda-feira, dia 27, o prémio Future Cities - Planning for the 90 per cent confirmou o valor do projecto, galardoando o atelier português como uns dos três vencedores, entre os dez finalistas já conhecidos.

O projecto Working with the 99%, que apresenta um caso de estudo do Bairro PRODAC, em Lisboa, cujo objectivo é “legalizar e detectar situações de risco” no espaço, construído pelos próprios moradores na década de 70. “Este prémio significa, em primeiro lugar, o reconhecimento do trabalho de pessoas que lutaram 40 anos para manterem o bairro”, disse ao P3 Tiago Mota Saraiva, um dos arquitectos do Ateliermob.

O prémio dado ao projecto português é também “especialmente importante” por distinguir um “processo comunitário”, onde os sete arquitectos do atelier lisboeta trabalham directamente com a associação de moradores e a Câmara Municipal de Lisboa.

Foto
Bairro PRODAC, em Lisboa, foi construído pelos moradores na década de 70

Trabalho com a comunidade

O bairro do PRODAC aloja cerca de 600 famílias, que há muito tempo reclamam a propriedade das suas casas e têm mostrado bastante interesse em envolver-se no projecto, que terá um preço quase simbólico para elas. Até Fevereiro, o Ateliermob vai entregar na autarquia o diagnóstico da zona norte do bairro, que conseguiu financiamento do programa BIP-ZIP.

Quanto à zona sul, ainda sem financiamento, Tiago Mota Saraiva mostra-se agora mais optimista: “Isto dá-nos mais esperança de o projecto avance na integra.”

O prémio Future Cities - Planning for the 90 per cent distinguiu também os projectos Cantinho do Céu Complex, no Brasil, e FIL ROUGE_ urban project, de Itália.

Até ao dia 1 de Setembro, está em Veneza, como evento paralelo da XIII Bienal, uma exposição sobre o prémio, que contou com mais de 100 participações de vários países.

Sugerir correcção
Comentar