This is Now é o Instagram, em tempo real, em doze cidades

Três amigos a viver na Austrália criaram um site que é uma composição visual, em tempo real, da actividade de doze cidades

Foto

Em Los Angeles parece que as fotografias de comida imperam (ou então é da hora). Já em Paris não podiam faltar inúmeras perspectivas da Torre Eiffel. Todas com filtros, claro, não estivéssemos a falar de fotografias partilhadas através do Instagram.

Há quase dois meses, Márcio Puga, Maurício Massaia e Per Thoresson, todos a viver em Sydney e juntos pela Lexical Gap, criaram o projecto This is Now, “com amor”. Usando o “feed” em tempo real do Instagram num protótipo, começaram “a testar a API pública da aplicação” com base na geolocalização que os utilizadores activam quando partilham algo, explica Maurício, em entrevista ao P3 via e-mail.

O primeiro, lançado a 25 de Julho, foi o “Sydney-now” – eles queriam assistir à actividade da cidade onde vivem. Acabaram por ficar viciados com a experiência, juntamente com outros amigos e “mais algumas centenas de pessoas”. Depois veio o “London-now”, mesmo a tempo dos Jogos Olímpicos, e logo se juntaram outras cidades.

Foto

Os três amigos apostaram no This is Now porque queriam ver o que estava a acontecer “em cada lugar, em tempos diferentes”. “O que é muito engraçado é que, em diferentes lugares, as pessoas têm a mesma mania de postar muitas fotos de comida e animais ‘cutes’”, constata Maurício.

Hoje é possível seguir a actividade de doze cidades em sete países diferentes: Los Angeles, Las Vegas, Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo, Madrid, Tel Aviv, Londres, Estocolmo, Paris, Tóquio e Sydney. Esta composição visual permite ver, em “streaming”, as fotografias assim que elas são postadas pelos utilizadores, captando “o movimento da cidade, numa história fluída”.

Sugerir correcção
Comentar