Ban Ki-moon pede ao Irão “medidas concretas” para apaziguar dúvidas sobre o programa nuclear

Foto
Ban Ki-moon encontrou-se nesta quarta-feira com Ahmadinejad Behrouz Mehri/AFP

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu ao Irão que sejam dados passos concretos para provar que o programa nuclear iraniano se destina a fins pacíficos.

Antes do início da Cimeira dos Não Alinhados, em Teerão, Ban Ki-moon encontrou-se separadamente com o Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad e com o líder supremo iraniano, ayatollah Ali Khamenei. Referiu-se ao programa nuclear iraniano e disse que o Irão precisa de dar passos concretos para atenuar as preocupações da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e “para provar ao mundo que o seu programa nuclear se destina a fins pacíficos”, disse à Reuters o porta-voz do secretário-geral da ONU, Martin Nesirky.

Ban Ki-moon chegou a Teerão nesta quarta-feira para uma visita de três dias em que participará na Cimeira dos Não Alinhados, que junta representantes de 120 países, tendo rejeitado os pedidos dos Estados Unidos e de Israel para que não se deslocasse ao Irão.

As autoridades de Teerão têm defendido que o seu programa nuclear se destina a fins pacíficos, mas vários países ocidentais referem que tem propósitos militares, e também a AIEA já indicou nos seus relatórios ter encontrado indícios de que estarão a ser dados passos para o fabrico de uma bomba nuclear. O Irão já foi alvo de quatro rondas de sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Para além do programa nuclear, Ban Ki-moon referiu-se também no encontro com os líderes iranianos ao conflito na Síria, tendo pedido ao Irão, um aliado do regime sírio, para que use a sua influência de forma a ajudar a encontrar uma solução para o conflito que já se prolonga há 17 meses e causou cerca de 23 mil mortes.

Ban pediu que o Irão use a sua influência no sentido de criar “condições para um diálogo credível e um processo político que vá ao encontro dos desejos do povo sírio”, disse Nesirky.

Na semana passada as Nações Unidas adiantaram que o Irão estará a fornecer armas ao regime sírio. E uma porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Victoria Nuland, defendeu que “o papel que o Irão pode desempenhar é romper com [o Presidente sírio] Bashar al-Assad e para de dar apoio e armas, e aconselhamento, e todas essas coisas”.

O secretário-geral das Nações Unidas manifestou também preocupação quanto ao à situação do Irão no que se refere aos direitos humanos, e considerou “provocatórias” e “ofensivas” as recentes declarações de líderes iranianos sobre Israel, depois de Ahmadinejad ter dito que não haverá lugar para Israel num futuro Médio Oriente e de Khamenei ter defendido que Israel deverá um dia integrar a Palestina e deixar de existir.

Sugerir correcção
Comentar