YouTube lança canal com golos e resumos das principais ligas de futebol

Foto
O canal Love Football tem vídeos de sete competições DR

Ver golos no YouTube ainda antes de o árbitro apitar para o fim dos jogos de futebol já é quase um desporto por direito próprio, mas agora os utilizadores do "site" de partilha de vídeos vão poder desfrutar desses momentos com a garantia de que as imagens têm a melhor qualidade possível.

Em traços gerais, é este o resultado do acordo assinado entre a Google (proprietária do YouTube), a distribuidora Rightster e a agência MP & Silva, detentora de direitos de transmissão das mais importantes ligas de futebol, entre as quais a Serie A (Itália), a Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), League 1 (França) e o Brasileirão.

Com o lançamento do canal no YouTube Love Footbal, os adeptos vão poder ver golos, resumos e imagens de bastidores de algumas das principais ligas de futebol, mas a Premier League inglesa continua de fora – os direitos de transmissão na Internet estão atribuídos até ao final da época 2012/2013 à Yahoo e à cadeia de televisão ESPN e só em Outubro será conhecido o vencedor do concurso para a compra dos direitos relativos às épocas seguintes. Também as ligas de Portugal e de Espanha ficaram de fora do negócio.

O canal Love Football contempla vídeos da Serie A, da Ligue 1, da Bundesliga, do Brasileirão, da Major League Soccer (EUA) e das taças britânicas FA Cup e Capital One Cup.

O acordo entre a Google, a Rightster e a MP & Silva tem algumas restrições – por exemplo, quem entrar no canal Love Football a partir de França não conseguirá ver os vídeos da principal liga francesa. Também em Portugal há restrições: dos vídeos já publicados no canal, não é possível ver o resumo do jogo Bolton Wanderers-Nottingham Forest, da segunda liga inglesa.

Não foi revelado o valor do negócio – nem de que forma será rentabilizado –, mas o "site" Paidcontent.org conseguiu levantar uma ponta do véu. O "site" cita um porta-voz do YouTube, cujo nome não é revelado: "Não fazemos comentários sobre os pormenores dos nossos acordos, mas este conteúdo terá publicidade. O YouTube disponibiliza a plataforma para que os nossos parceiros possam distribuir os seus conteúdos e ter acesso a ferramentas robustas que os ajudem a gerir os seus direitos."

Com este acordo, o YouTube poderá vir também a transmitir eventos desportivos em tempo real. "Agora, pela primeira vez, poderemos interagir directamente com os consumidores e adeptos de futebol a uma escala mundial", afirmou o director executivo da MP & Silva, Andrea Radrizzani, citado num comunicado publicado no site oficial da agência.

"Estamos muito satisfeitos por podermos oferecer conteúdos da Serie A, da Ligue 1 e de outras ligas internacionais a todas as pessoas que adoram ver futebol", disse Stephen Nuttal, responsável do YouTube pela gestão de vídeos de desporto na Europa, Médio Oriente e África.

Sugerir correcção
Comentar