Universitários europeus no Porto para desenvolver protótipos de navio "automático"

Iniciativa junta 22 universitários, entre os 20 e os 25 anos, de vários países. Iniciativa termina a 10 de Setembro

Grupo Local BEST Porto
Fotogaleria
Grupo Local BEST Porto
Esta é já a 14ª edição do evento, que também já construiu o protótipo de um helicóptero Grupo Local BEST Porto
Fotogaleria
Esta é já a 14ª edição do evento, que também já construiu o protótipo de um helicóptero Grupo Local BEST Porto

Estudantes universitários europeus participam a partir desta segunda-feira num curso de Verão na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo como principal objectivo a construção de protótipos de um navio, “capaz de se mover automaticamente”.

Esta é já a 14.ª edição deste curso de Verão, que é promovido pelo BEST - Board of European Students of Tecnology do Porto, associação que reúne estudantes de engenharia, ciência e tecnologia de toda a Europa.

Segundo João Pacheco, presidente do BEST/Porto, nesta iniciativa, que apenas termina a 10 de Setembro, os estudantes terão uma componente teórica, onde será abordada a modelação náutica, e outra prática, para a construção dos protótipos.

Competição por equipas

“Os 22 alunos serão divididos em equipas que, no final, terão que apresentar o seu barco, que tem que ser capaz de se mover automaticamente”, explicou.

Para construir as embarcações, os alunos utilizarão material de baixo custo como esferovite, madeiras e cabos.

Os estudantes que participam neste curso, com idades entre os 20 e os 25 e vindos de países como Holanda, Espanha, Turquia e Itália, entre outros, inscreveram-se numa plataforma na internet, que disponibilizava todas as iniciativas similares a decorrerem nas universidades aderentes ao BEST.

Formação extra

“Esta é uma oportunidade de receber formação complementar ao percurso académico e, ao mesmo tempo, incentivar o intercâmbio de experiências entre jovens universitários europeus”, considerou, acrescentando que os participantes terão oportunidade de conhecer a cultura nacional e, em especial, a da cidade do Porto.

O BEST Porto é um dos 93 grupos locais espalhados por 32 países europeus e tem como principal objectivo proporcionar aos estudantes um desenvolvimento pessoal, cultural e académico.

Sugerir correcção
Comentar