Folk in a Box: uma cabine, um músico e um espectador em Veneza

Folk in a Box oferece um mini concerto a um espectador. Quem tiver tanta curiosidade como tinha Alice, pode entrar e descobrir algo que para muitos será o País das Maravilhas

Estrutura também pode servir de bar DR
Fotogaleria
Estrutura também pode servir de bar DR
DR
Fotogaleria
DR

Cristina Monteiro vai apresentar na 13.ª Bienal de Arquitectura de Veneza, o projecto Folk in a Box, uma espécie de cabine móvel onde um único músico dá um mini-concerto gratuito a um único espectador. À arquitecta vão juntar-se mais autores portugueses que estarão presentes na Bienal.

 

Este ano, o tema do evento é "Common Ground" e Cristina Monteiro vai mostrar no certame uma estrutura móvel que permite uma partilha única.

Foto
A estrutura é móvel e apenas com espaço para duas pessoas DR

 

Foto
A Folk in a Box já chegou a Veneza DR

A ideia de criar a Folk in a Box partiu de Dom Coyote e Emily Barker e a sua concretização coube à arquitecta portuguesa e a David Knight, fundadores do atelier DK-CM.

Foto
Folk in a Box pode ser o País das Maravilhas para amantes da música DR

 

Esta cabine será o local mais pequeno do Reino Unido para actuações. Quem tiver tanta curiosidade como tinha Alice, pode entrar na Folk in a Box e descobrir algo que para muitos será o País das Maravilhas. Abrir a porta da Folk in a Box dará acesso a um mundo onde a relação entre espectador, artista e música se torna bastante íntima.

 

Com um design exterior a fazer lembrar umas escadas, esta estrutura tem apenas espaço para duas pessoas. O espectador pode entrar na Folk in a Box, sentar-se numa cadeira e assistir a um mini concerto grátis, tendo direito a uma canção. Noutra cadeira à sua frente, no escuro, está um músico pronto para actuar. O artista pergunta ao espectador que tipo de música gostaria de ouvir e depois de obter uma resposta, é tempo do espectáculo.

 

A estrutura é de madeira, sem janelas, com pouca luz e foi desenhada de forma a poder ser transportada para outras zonas da cidade. Tem duas portas: uma para o elemento do público e outra de entrada para o palco. E assim como o País das Maravilhas não era unidimensional, também esta cabine pode ser utilizada para mais do que o concerto, já que a porta para o palco também se transforma num bar.

 

Esta cabine deverá fazer uma tournée pelo Reino Unido, pois Dom Coyote espera levar a Folk in a Box a 24 locais invulgares, oferecendo cerca de 1500 concertos grátis num mês.

 

Bienal de Arquitectura de Veneza 2012 vai receber muitos autores portugueses

Em Veneza, nos primeiros dias da 13ª Bienal de Arquitectura, a cabine desenhada pela arquitecta portuguesa vai percorrer o espaço do certame, assim como algumas zonas públicas da cidade italiana para oferecer performances de um músico para um espectador.

 

Cristina Monteiro já revelou a satisfação por participar na Bienal que, afirma, dará ao atelier "a oportunidade de mostrar Folk in a Box pela primeira vez fora do Reino Unido, em colaboração com os seus músicos e com artistas venezianos".

 

Cristina Monteiro não vai ser a única portuguesa na Bienal. Este ano são vários os autores portugueses a apresentar os seus projectos no certame, incluindo António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Álvaro Siza Vieira. Aliás, para Cristina Monteiro é, também, "um prazer participar no evento no mesmo ano em que Álvaro Siza é galardoado com um Leão de Ouro".

 

A 13ª Bienal de Arquitectura de Veneza arranca a 29 de Agosto e termina a 25 de Novembro e é comissariada por David Chipperfield.

Sugerir correcção
Comentar