Hamburgo vai ter um bairro Ikea

Marca sueca anda em busca do lugar perfeito para dar vida a um bairro com casas, hotéis e escritórios na cidade alemã

Foto
HA-Grafik

Um terreno com pelo menos cinco hectares e, de preferência, no centro da cidade ou perto do aeroporto de Hambrugo. A Ikea anda à procura do local perfeito para dar vida a um “bairro Ikea”, com hotéis, escritórios, casas e, claro, uma loja da marca sueca.

“Queremos construir um bairro do qual Hamburgo possa tirar proveito”, explicou Harald Müller, director da filial imobiliária da Ikea, Landprop, ao jornal Hamburguer Abendblatt. Ainda não há desenhos, mas a empresa já tem claro uma coisa: o bairro deve estar o mais integrado na cidade possível e não ser um lugar elitista.

“Hamburgo é uma das cidades prioritárias da Alemanha, onde estamos à procura de terreno. Esperamos encontrá-lo em breve”, reforçou Harald Müller ao mesmo jornal.

Foto
Projecto do Ikea para o bairro de Londres

Ikea além das lojas

A expansão da actividade tradicional da marca sueca não é novidade. Já a partir de 2013, deve começar a ser construído um bairro no distrito de East End, em Londres, onde o Strand East está a ser desenvolvido.

O projecto londrino - que quer construir uma cidade “mais humana”, com edifícios baixos, ruas largas e parques públicos - conta com 10 mil hectares de espaço, pensados para 6000 pessoas, 1200 casas e 45000 metros quadrados de escritórios, lojas, bares e um hotel.

Este mês, a Inter Ikea, empresa que detém os direitos da marca sueca, anunciou também que vai construir cerca de 100 hotéis low cost na Europa. A primeira unidade vai ser na Alemanha - ainda não se sabe ao certo onde - e os hotéis não vão ter a marca nem vão ser explorados pela Ikea, que vai apenas concentrar-se naquilo que faz tradicionalmente: mobilar e decorar os interiores. 

Sugerir correcção
Comentar