Número de casais desempregados quase duplica em Julho

Foto
O número de inscritos nos centros de emprego subiu 25% em Julho Foto: Paulo Pimenta

O número de casais com ambos os cônjuges desempregados quase duplicou em Julho, em relação ao mesmo mês do ano passado, e já atinge os 8807 casais, o valor mais elevado desde que esta informação é divulgada (Outubro de 2010).

De acordo com os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Julho, há mais 4388 casais (um aumento de 99,3%) que estão inscritos nos centros de emprego.

Desde Julho do ano passado que se regista um aumento em cadeia do número de desempregados em que ambos os cônjuges estão fora do mercado de trabalho.

No último mês, entre os desempregados inscritos nos centros de emprego, quase metade eram casados ou viviam em situação de união de facto, perfazendo um total de 310.675 pessoas. E do total de desempregados casados ou em união de facto, 5,7% (equivalentes a 17.614) registam que o cônjuge também está inscrito como desempregado num centro de emprego.

O aumento do desemprego foi mais acentuado nas uniões de facto, na ordem dos 134,6% em termos homólogos.

O número de inscritos nos centros de emprego aumentou 25% em Julho e agravou-se 1,5% face ao mês anterior, para 655.342 desempregados, de acordo com dados divulgados pelo IEFP na última semana. No final de Julho, encontravam-se inscritos nos centros de emprego do Continente e das regiões autónomas mais 131.224 pessoas do que um ano antes.

Mais de 300 mil beneficiam de apoio ao emprego e formação profissional

O número de beneficiários abrangidos pelas diversas medidas de emprego, formação e reabilitação profissional ultrapassou os 300 mil em Julho deste ano, um acréscimo de 13,5% face ao mês homólogo.

No último mês, beneficiaram de programas de emprego 67.002 indivíduos, mais 5361 beneficiários face ao mês de Junho.

No âmbito da formação profissional, foram 221.888 os beneficiários contabilizados pelo IEFP em Julho, um aumento de 30.085 indivíduos face a Junho último. Em termos homólogos, a subida foi de 15,7%.

Sugerir correcção
Comentar