Guimarães 2012 desafia população a entregar peças de roupa para uma “intervenção”

População é desafiada a entregar peças de roupa a necessitar de conserto a Lee Mingwei. O artista tailandês fará “cenários abertos de interacção quotidiana”

Foto
Esperam-se peças de roupa que necessitem de uma “pequena intervenção” Thing Three/Flickr

A Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 desafia a população a entregar uma peça de roupa que necessite de uma “pequena intervenção” nas mãos do artista Lee Mingwei ao abrigo do projecto Reakt - Olhares e Processos. Esta é uma iniciativa com curadoria de Gabriela Vaz Pinheiro, inserida na programação de Arte e Arquitectura de Guimarães 2012.

O objectivo, informa a organização, “é produzir um encontro de diferentes abordagens artísticas” convidando os artistas a “partilhar o processo criativo com a comunidade”. O desafio lançado à população propõe a entrega de peças de roupa a necessitar de conserto para que estas sejam alvo de uma “pequena intervenção” por Lee Mingwei.

Com o projeto Reakt, Guimarães 2012 pretende “produzir um encontro de diferentes abordagens artísticas sobre conceitos de contexto, transferência de significado e as possibilidades de posicionar a prática artística no mundo contemporâneo”. Para isso, Gabriela Vaz Pinheiro propôs a artistas que partilhem o processo criativo com o público “nos diferentes momentos e fases de desenvolvimento dos seus projectos”.

Nesta iniciativa em concreto caberá ao artista tailandês, sediado nos Estados Unidos, que cria “instalações participativas” construindo “cenários abertos de interacção quotidiana”.

O trabalho de Mingwei estará exposto em Guimarães de 20 de Outubro a 15 de Dezembro, em vários locais e na Fábrica ASA. As peças de roupa podem ser entregues no Centro Cultural Vila Flor a partir de dia 21 e serão devolvidas aos proprietários depois de 1 de Dezembro.

Sugerir correcção
Comentar