Académica arranca empate com sabor a vitória em Aveiro

Foto
Edinho entrou a meio da segunda parte, ainda a tempo de fazer dois golos Foto: Miguel Vidal/Reuters

Um grande jogo, seis golos e uma recuperação fantástica da Académica. Na partida que encerrou a primeira jornada da Liga, os “estudantes” jogaram mais de 80 minutos reduzidos a 10 jogadores, estiveram a perder por 3-0 frente ao Beira-Mar, mas com três golos nos últimos 21 minutos conseguiram sair de Aveiro com um empate com sabor a vitória.

Nove dias depois do jogo para a Supertaça, a Académica regressou a Aveiro e Pedro Emanuel colocou em campo a mesma equipa que iniciou a partida frente ao FC Porto. Do lado do Beira-Mar, Ulisses Morais apresentou um “onze” com três reforços, todos recrutados em França. No centro da defesa jogou Sasso, francês de 21 anos contratado ao Nantes. As outras novidades eram dois médios internacionais de Guadalupe: Fleurival, que em 2007-08 jogou no Boavista, e Collet, ex-Stade de Reims.

A partida para a Académica complicou-se logo aos 7’, quando João Real, a meias com Rodrigo Galo, derrubou na área Nildo e foi expulso. Na transformação da grande penalidade, Balboa fez o 1-0. Com a expulsão de Real, Flávio recuou para central e os aveirenses aproveitaram a superioridade numérica no meio-campo para controlar a partida.

Com a Académica incapaz de reagir à desvantagem, o Beira-Mar procurou chegar novamente ao golo e, após algumas jogadas sem perigo, Abel Camará fez o 2-0: aos 43’, com um grande remate a cerca de 30 metros da baliza, o internacional sub-21 português marcou.

Para o segundo tempo Emanuel apostou em Ogu, mas um enorme erro da defesa da Académica, aos 56’, foi aproveitado por Camará que, sem dificuldade, bisou na partida. O jogo parecia decidido, mas nos últimos 21 minutos a Briosa conseguiu uma recuperação surpreendente.

Aos 69’ foi a vez de a defesa do Beira-Mar falhar e Cissé, a passe de Ogu, fez o 3-1. Depois foi tempo de Edinho brilhar. O internacional português entrou aos 59’ e marcou, aos 81’ e 87’, os golos que deram o inesperado ponto à Académica.

PositivoEdinho

O internacional português foi decisivo. Entrou aos 59’, quando a Académica perdia por 3-0, e marcou, nos últimos 10 minutos, os dois golos que garantiram o empate dos “estudantes”.


NegativoBeira-Mar

Durante 69 minutos os aveirenses pareciam lançados para a liderança da Liga e para uma estreia no campeonato em grande, mas, surpreendentemente, deixaram escapar uma vitória que parecia fácil contra uma equipa que esteve moribunda.


Ficha de jogo

Beira-Mar 3Académica
3

Estádio Municipal de Aveiro.

Beira-Mar

Rui Rego, Pedro Moreira, Hugo, Sasso, Joãozinho, Fleurival, Collet, Nildo Petrolina (Jaime, 85’), Serginho (Ruben Ribeiro 69’, a80’), Balboa a37’, Abel Camará.

Académica

Ricardo, Rodrigo Galo Reiner, João Real a7’, Hélder Cabral, Flávio Ferreira, Makelele a63’, Afonso (John Ogu, 46’), Marinho (Henrique, 86’), Cleyton (Edinho 59’, a66’), Cissé.

Árbitro

Jorge Sousa (Porto)

Amarelos

Balboa (37'), Makelele (63'), Edinho (66'), Ruben Ribeiro (80')

Vermelho

João Real (7')

Golos

1-0, por Balboa (g.p.), aos 8'; 2-o, por Camará, aos 43'; 3-0, por Camará, aos 56'; 3-1, por Cissé, aos 69'; 3-2, por Edinho, aos 81'; 3-3, por Edinho, aos 87'.

Sugerir correcção
Comentar