Vídeo da actuação que justifica este julgamento

Pussy Riot consideradas culpadas de "hooliganismo"

A banda ouve o veredicto
Fotogaleria
A banda ouve o veredicto Natalia Kolesnikova/AFP
A banda à chegada à sala de audiência
Fotogaleria
A banda à chegada à sala de audiência Natalia Kolesnikova/AFP
Nadejda Tolokonnikova, Maria Alekhina e Ekaterina Samoutsevitch
Fotogaleria
Nadejda Tolokonnikova, Maria Alekhina e Ekaterina Samoutsevitch Sergei Karpukhin/ REUTERS
Fotogaleria
Sergei Karpukhin/Reuters
Fotogaleria
Sergei Karpukhin/Reuters
Uma das manifestações de apoio à banda russa
Fotogaleria
Uma das manifestações de apoio à banda russa Vincent Kessler/Reuters
Fotogaleria
Tsvetelina Belutova/Reuters
As manifestações de apoio às Pussy Riot têm-se repetido em vários países
Fotogaleria
As manifestações de apoio às Pussy Riot têm-se repetido em vários países Daniel Munoz/Reuters

As três mulheres que integram a banda punk russa Pussy Riot foram consideradas culpadas de “hooliganismo” pela juíza que preside ao tribunal Khamovnitcheski de Moscovo. A pena máxima para este crime é de sete anos de prisão, mas ainda não é conhecida qual a pena que o tribunal vai decretar.

No inicío da leitura da sentença, a juíza Marina Syrova sublinhou que as acusadas não mostram qualquer sinal de “arrependimento” e que “violaram seriamente a ordem pública” e “ofenderam os sentimentos religiosos dos crentes”.

Nadejda Tolokonnikova, 22 anos, Ekaterina Samoutsevitch, 30, e Maria Alekhina, 24, estão em detenção provisória há cinco meses e começaram a ser julgadas no início de Julho.

As três mulheres foram julgadas por “hooliganismo” e por “incitamento ao ódio religioso” depois de terem cantado, no dia 21 de Fevereiro, uma “oração punk” na Catedral do Cristo Salvador em Moscovo, pedindo à Virgem Maria para “correr com Putin” do poder.

A acusação pediu três anos de prisão para cada uma delas, mas a defesa argumentou que elas deveriam ser libertadas porque nunca quiseram ofender a igreja, mas sim encenar um protesto político contra Putin e contra a proximidade da hierarquia religiosa da Rússia com o poder do Kremlin.
Um enorme dispositivo de segurança foi montada em redor do tribunal Khamovnitcheski de Moscovo, tendo sido colocadas barreiras de metal a barrar os principais acessos ao edifício, de modo a evitar qualquer ajuntamento de massas, testemunhou um repórter da AFP.

De manhã, uma dezena de simpatizantes das Pussy Riot juntaram-se frente ao tribunal onde também juntaram alguns militantes do Partido Liberal-democrata (LDPR, ultra nacionalista) para se manifestarem a favor da Igreja Ortodoxa.

Ainda antes do início da leitura da sentença, Serguei Oudaltsov, líder da Frente de Esquerda e uma das figuras principais da contestação ao regime do Presidente Vladimir Putin, foi detido pela polícia, juntamente com dois simpatizantes anónimos das Pussy Riot, quando tentava transpor uma das barreiras policiais em frente ao tribunal.

Sugerir correcção
Comentar